ÁREA DE CONHECIMENTO: Matemática
COMPETÊNCIA (BNCC)
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
HABILIDADE (BNCC)
(EF05MA01) – Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
(EF05MA02) – Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
OBJETIVO
Compreender e aplicar a ordem de um número racional, utilizando recursos tecnológicos e desafios envolvendo fluxograma e repetições.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática apresenta aos alunos as ordens numéricas do sistema de numeração decimal, desde unidades até centenas de milhar, utilizando recursos tecnológicos e fluxogramas para a construção de algoritmos de repetições.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Quando falamos sobre ordens numéricas, precisamos entender que só é possível esse tipo de separação por conta do sistema numérico que utilizamos.
Em grande parte do mundo, para que a forma matemática seja entendida pela maior quantidade de pessoas possível, é utilizado o sistema de numeração decimal. Esse sistema agrupa algarismos de 10 em 10, em uma ordem específica, criando as ordens numéricas, que são: unidade, dezena e milhar.
Dentro do sistema de numeração decimal, temos algumas classes que agrupam essas ordens citadas acima, tendo assim a seguinte ideia: 1ª classe, de unidades simples; 2ª classe, de milhares, 3ª classe, de milhões; e assim por diante.
Mas como essa contagem de ordens e classes pode nos ajudar? Como elas aparecem no nosso dia a dia? Como podemos utilizá-las? Nesta atividade, os alunos trabalharão com as relações entre ordens e classes, além de criar um fluxograma de um algoritmo de contagem regressiva, utilizando a ideia de ordem numérica.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Quando temos números muito grandes para serem trabalhados, é fácil de se perder ou de não entender o tamanho e tudo que aquele número representa.
Por esse motivo, utilizamos as ordens e classes do sistema numérico decimal, pois, conseguimos separar o número e trabalhar com partes menores, separadamente. Mas, para isso acontecer, temos que ter o domínio sobre essa separação. Utilize como exemplo o número abaixo:
Pensando dessa forma, crie uma tabela e separe os seguintes números com as suas devidas ordens e classes:
- 15
- 69.845
- 9
- 158.578.245
- 2.456
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Determine um tempo máximo para a realização da atividade (cerca de dez minutos são suficientes). Proponha que cada aluno realize a atividade individualmente.
Se os alunos não conseguirem terminar a atividade dentro do prazo estabelecido, proponha que terminem em casa, individualmente.
É possível propor a alguns alunos que façam as questões no quadro, mostrando sua forma de raciocínio. Se necessário, ajude-os.
Solução:
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Agora que sabemos como funcionam as classes e ordens do sistema numérico decimal, será que é possível criar um algoritmo capaz de indicar essas ordens, apenas com o usuário colocando o número a ser lido?
Um algoritmo é uma sequência de passos bem determinados, que contém um fim e que tem o objetivo da resolução de algum problema. Existem várias formas de escrever um algoritmo, sendo elas: no papel, utilizando linguagens de programação e fluxograma, por exemplo.
Para entendermos mais sobre o que são algoritmos e como eles funcionam, utilizaremos um fluxograma. Fluxograma é um diagrama com a finalidade de representar todos os passos de um processo, deixando-os mais claros. O fluxograma tem sempre início, meio e fim, e é composto de símbolos.
As principais simbologias são as seguintes:
Abra o software Draw.io (disponível em: <https://app.diagrams.net/>) e crie um fluxograma de um algoritmo que seja capaz de ler um número e dizer quais ordens ele contém.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente seus alunos sobre a utilização do Draw.io, para criar o fluxograma. Todas as figuras que eles precisarão para a criação desse algoritmo estão na tabela acima. Pode ser que alguns tenham dúvida do objetivo de cada figura, como fazer as ligações, ou como criar o corpo desse algoritmo, auxilie-os caso essas dúvidas apareçam.
Proponha uma discussão entre os alunos, mostre a eles como os algoritmos funcionam e quais são suas finalidades. Comente sobre a importância de se criar um fluxograma com a ideia principal de um algoritmo, antes de ele se tornar um programa, necessariamente. Apresente o motivo de ordens numéricas serem tão importantes para um algoritmo, utilize o lançamento de um foguete como exemplo (a contagem regressiva para o lançamento de um foguete é feita a partir do conceito de ordem numérica).
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
- Uma empresa de lançamento de foguetes está precisando criar um algoritmo para que o próximo lançamento seja feito. Eles pedem para que seja elaborado um fluxograma base para esse algoritmo.
- Construa um fluxograma que faça a repetição da seguinte mensagem: “o foguete será lançado em 1000 segundos”, por exemplo, respeitando quantos segundos faltam. Para dar tempo de todos saírem da plataforma de lançamento de maneira segura, a empresa pede que a contagem seja de: 1 dezena de milhares + 5 unidades de milhares.
- Quando a contagem chegar a 0, a mensagem que deverá aparecer é a seguinte: “Foguete em lançamento!”
Observação: Utilize a figura de tomada de decisão para que a repetição seja feita.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Solução:
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Todo trabalho desenvolvido, seja individual ou em equipe, deve ser compartilhado em um espaço adequado. Faça uma mostra em sala de aula e, posteriormente, com toda a comunidade escolar (docentes, discentes, colaboradores, pais ou responsáveis) para que o trabalho não se torne apenas mais um. Busque formas de divulgação em sua unidade de ensino, seja por meio de mídias sociais ou mostrando aos colegas de outras turmas.