ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
HABILIDADE (BNCC)
(EF06LP11) – Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
(EF06LP12) – Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).
OBJETIVO
Propor uma pesquisa, inicialmente com os colegas de sala, sobre o que poderia ser melhorado em sua comunidade ou até mesmo dentro de sua casa. O objetivo aqui é possibilitar aos alunos entender como se dá uma pesquisa e quais as dificuldades em fazê-la.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Vivemos em uma sociedade cada dia mais pluralizada e coletiva. Buscamos novas oportunidades de trabalho, sugerimos novas ações para que o nosso convívio social e o ambiente onde vivemos, trabalhamos ou estudamos seja mais agradável. Pensando nisso: o que você acha que poderíamos melhorar em nossa escola ou em nossa sala de aula para tornar esses ambientes mais atrativos e agradáveis?
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Neste momento, busca-se um alinhamento entre o contexto apresentado na problematização e o tema central da proposta: análise de dados. Para isso, explique aos alunos como são feitas as pesquisas e quais os seus tipos: opinião, eleitoral, sugestão, salarial etc. Mostre aos alunos que podemos fazer algo parecido, mesmo no ambiente escolar. Acesse o endereço eletrônico disponível em: <https://www.questionpro.com/blog/pt-br/pesquisas-de-opiniao/>. O blog aborda as diversas formas pelas quais uma pesquisa pode ser realizada.
Para os alunos:
Quando respondemos uma pesquisa, às vezes podemos nos deparar com a seguinte indagação: quem pensou nessas perguntas?
Será que neste caso, preparar perguntas para uma pesquisa é difícil ou fácil? Que tipo de perguntas fazer? As respostas poderão ser abertas ou deverão ser “direcionadas”? Para isso, vamos ler o texto “O que são pesquisas de opinião?”, do blog “Question Pro”, disponível em: <https://www.questionpro.com/blog/pt-br/pesquisas-de-opiniao/>.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Agora que já conhecemos um pouco mais sobre pesquisas de opinião, que tal tentarmos montar uma pesquisa de opinião sobre um assunto mais que relevante: Como podemos melhorar a nossa comunidade? O que pode ser melhorado em nossa escola?
Para isso, vamos montar grupos com quatro alunos. Cada um deve formular duas perguntas, uma aberta e uma onde as respostas são direcionadas. Vamos pensar no que podemos melhorar em nossa comunidade ou até mesmo em nossa casa. Criatividade aqui é fundamental! Após o término da formulação das questões, vamos passá-las para um arquivo digital? Para isso, utilize o aplicativo de texto disponível no dispositivo.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Professor, o auxílio aos seus alunos é fundamental. Instigue-os a pensar em questionamentos que sejam pertinentes, que tenham a possibilidade de aplicação real e nas dificuldades ao se formular uma pesquisa de opinião.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Agora, que tal abrirmos a pesquisa para os nossos familiares e colegas de sala? Para isso, imprima algumas folhas para que eles possam responder às questões.
Vamos ao trabalho!!