ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF08MA01) – Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
OBJETIVO
Compreender o conceito de computação em nuvem e armazenamento de dados em nuvem.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos identificar serviços localizados na nuvem e compreender como esse sistema funciona.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo a seguir, que apresenta o conceito de computação em nuvem: <https://www.youtube.com/watch?v=FDFejm-ovtI>.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Para acessar os serviços hospedados na nuvem, é necessário ter uma conexão de internet, seja por wi-fi , por cabo ou por conexão de dados.
Trabalhando em equipe, elabore uma lista de recursos que você realiza utilizando a nuvem e serviços que estão guardados no seu celular ou computador e que podem ser utilizados sem usar a internet.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Usando como critério o uso de internet ou não para acessar as informações, os alunos devem identificar os recursos que estão na nuvem e os que estão guardados no próprio computador ou celular. Alguns serviços que eles devem identificar como provenientes da nuvem são: serviço de e-mail, informações e postagens das redes sociais, transações bancárias, hospedagem de sites e serviços de pesquisa on-line.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
A quantidade de informação que está guardada na nuvem é atualizada a cada segundo. É difícil ter ideia de quantos dados são produzidos e armazenados pelos habitantes do planeta a cada instante.
Trabalhando em equipe, acesse o site a seguir e encontre informações numéricas sobre a quantidade de dados que circulam na nuvem, em diferentes segmentos. Registre as informações usando valores aproximados, em potências de 10. Por exemplo, o número 15 365 127 pode ser representado como 15 milhões (aproximadamente), ou seja, 15 x 106.
Disponível em: <https://www.internetlivestats.com/>.
Caso tenha dificuldade pelo site estar em inglês, use o tradutor do Google para traduzir as frases que não compreender.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos acessarão o site Internet Live Stats, que traz estatísticas sobre vários serviços de internet em tempo real. O site está em inglês, mas a maior parte das informações são numéricas e estão identificadas pelos símbolos dos serviços. Caso seja necessário, os alunos poderão usar um tradutor on-line para traduzir as legendas.
Explique aos alunos que as vírgulas que aparecem nos números do site servem para separar as classes decimais. Ao registrar os números pesquisados, os alunos devem convertê-los para a classe mais próxima, ou seja, milhares, milhões, bilhões etc.
Outro recurso interessante é a página 1 segundo, que mostra, na forma de infográfico, a quantidade de dados que circula em 1 segundo na internet. Se achar relevante, apresente a página aos alunos. Disponível em: <https://www.internetlivestats.com/one-second/>.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Crie um texto justificando o uso da nuvem para o armazenamento de dados. Complemente o que escrever com informações numéricas sobre a quantidade de dados armazenados na nuvem para diferentes finalidades.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos para que produzam um texto ou apresentação, sobre o armazenamento de dados em nuvem. Discuta com eles qual a melhor forma de usar os dados pesquisados para complementar o material produzido.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar o resultado da pesquisa na página da turma?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos sobre a publicação e o compartilhamento dos projetos realizados.