ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
HABILIDADE (BNCC)
(EF01MA12) – Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
OBJETIVO
Trabalhar no eixo da tecnologia digital, aliado à matemática, com o intuito de identificar a localização a partir de coordenadas de linha e coluna.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática tem como proposta identificar a localização de uma pessoa ou um objeto por meio de coordenadas de linha e de coluna.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Existem diferentes formas de identificar a localização de um objeto ou de uma pessoa. Quando estamos em casa, podemos dizer que determinada pessoa está sentada no sofá ou está na frente da televisão e que à sua direita está localizada a mesa de jantar. Outro exemplo é na sala de aula em que normalmente as carteiras são enfileiradas, nesse caso, como podemos identificar a localização?
Se conhecemos todos os estudantes que estão na sala e sabemos os locais que eles sentam, podemos falar, por exemplo, que “Guilherme está na frente da Giovana”, mas para quem ainda não conhece a turma, fica difícil imaginar qual é o local em que os dois estão sentados.
Uma maneira de identificar essa localização é utilizar uma forma de coordenada, que pode ser por linha e coluna, para isso, podemos usar letras e números.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Usualmente a sala de aula mantém um padrão formado por linhas e colunas, como apresentado na figura. Observe que nesse caso, colocamos primeiro a coluna e depois a linha para identificar a posição dos estudantes. Então, temos um estudante localizado na coluna A e linha 1, que é a localização A1.
A partir disso, responda às seguintes questões:
a) Sabendo que cada carteira ocupa uma localização, quantas carteiras a sala possui?
b) Sabendo que a localização do Guilherme é B1 e que ele está na frente da Giovana, qual é a localização dela?
c) Identifique a localização D3.
Você conhece o ambiente de programação do MakeCode? Lá você pode simular o uso de uma placa chamada micro:bit, a placa é composta por 25 leds sendo 5 linhas e 5 colunas. Agora, acesse: https://makecode.microbit.org/ e, utilizando seus conhecimentos de localização por linha e por coluna, seguindo esse padrão que utilizamos na imagem da sala de aula, marque no ambiente de simulação o LED A1 e A2.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Esta atividade pode ser feita individualmente ou em pequenos grupos. Escolha a opção que for mais interessante para a turma. Se for em grupo é importante que todos participem de alguma forma, para assim poder identificar o que está sendo solicitado.
Explique a atividade e dê um tempo para que os estudantes percebam a lógica que está sendo utilizada para fazer a identificação da localização dos lugares da sala de aula da imagem. Incentive os estudantes a perceberem que existe um padrão que está sendo utilizado, depois, dê dicas perguntando algumas localizações como a A4, B7 e assim por diante.
No ambiente de programação do micro:bit chamado de MakeCode, não é necessário fazer nenhum cadastro. Basta apenas acessar: <https://makecode.microbit.org/> e fazer as simulações. A simulação solicitada será a da imagem a seguir:
Os estudantes podem colocar de outra forma, como essa imagem, por exemplo. Assim, você pode reforçar a importância de ter uma referência para indicar as localizações, nesse caso dos LEDs.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Você notou que ao utilizar linhas e colunas para referenciar um lugar podemos colocar letras e números para facilitar e, assim, temos um padrão que foi seguido? Esse padrão pode ser colocado com diferentes símbolos, ou seja, nomear as linhas e colunas com imagens ou cores, como você preferir.
Agora que já consegue identificar uma localização quando utilizamos linha e coluna, o que você acha de montar um mapa da sua sala? Para isso, você poderá colocar a localização e o nome do colega. Use a criatividade para codificar de forma diferente como coluna estrela, coração, sol, lua, entre outros.
Seu desafio é criar um mapa da sua sala de aula e codificar os lugares, assim você irá exercitar o seu aprendizado sobre a localização por linhas e colunas.
Lembre-se que, para montar uma localização por linhas e colunas é importante:
a) Ter um padrão;
b) Observar a ordem que irá começar. Na figura o quadro está identificado justamente para ter essa referência;
c) Verifique que na figura foi utilizado primeiro coluna, depois linha. Se você inverter, siga o mesmo padrão.
Siga as orientações do seu professor (ou professora) sobre como apresentar suas ideias.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O desafio para os alunos é criar um mapa indicando a localização dos estudantes na sala de aula.
Lembrando que para fazer a codificação dos locais é importante:
a) Ter um padrão;
b) Observar a ordem que irá começar. Na figura o quadro está identificado justamente para ter essa referência;
c) Verificar que na figura foi utilizado primeiro coluna, depois linha. Se o aluno inverter, deve seguir o mesmo padrão.
Uma maneira interessante de realizar a atividade é utilizar exemplos na sala de aula com os estudantes em seus devidos lugares. Pegue alguns exemplos na sala, indique sua posição e também o contrário, falando a posição e perguntando qual estudante está nessa posição. Você pode optar em usar o padrão apresentado como A1, A2, B1…, E também perguntar para os estudantes se teria outra forma de fazer a codificação dos lugares como inverter 1A, 2A, 1B… Verifique o que pode ser mais proveitoso para os estudantes.
O interessante seria realizar a atividade em grupos pequenos.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Apresente para a turma o seu mapa e depois vocês podem fazer uma votação para verificar qual será o mapa oficial da turma e assim, disponibilizar para todos colando no mural da sala ou em um local próprio.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os estudantes para apresentarem os mapas produzidos para todos os colegas e, em seguida, faça uma votação para eleger o mapa de localização oficial da turma.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Siga a orientação do seu professor (ou professora) sobre como será feita a publicação do seu projeto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os estudantes podem apresentar aos colegas o mapa em forma desenho, por meio de uma apresentação, um vídeo ou construir um mural em um ambiente adequado.