ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
HABILIDADE (BNCC)
(EF04HI08) – Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
OBJETIVO
Conhecer, refletir e compreender que existe uma legislação que regulamenta o uso da internet, que todos os usuários devem respeitar e seguir.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática iremos refletir sobre os direitos e deveres dos usuários da internet e quais as consequências provenientes de comportamentos inadequados na rede.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: “Você sabia?”
Discuta com seu professor (ou professora) e colegas sobre o que assistiram:
- Vocês sabiam que existem leis e normas que devem ser seguidas por todos os usuários da internet?
- Vocês acham que estão seguindo todas as normas corretamente?
- Vocês sabiam que devemos ler os termos de uso das redes sociais antes de realizar o cadastro?
- Quais as consequências que as pessoas que não seguem as normas podem estar sujeitas?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Você sabia que existem leis que devem ser cumpridas por todos os usuários que usam a internet? Você sabe o que podemos e o que não podemos fazer na internet?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Faça com antecedência um painel em uma cartolina, papel-cartão ou outro suporte de sua preferência de acordo com o modelo abaixo:
Procure um local bem visível e acessível aos alunos para fixar o quadro e, em seguida, organize a turma em uma roda e inicie uma discussão sobre o que podemos e o que não podemos fazer na internet.
Faça questionamentos que gerem reflexão sobre algumas questões importantes, como:
- Podemos compartilhar todos os nossos dados na internet?
- Existe uma idade permitida para criar uma página nas redes sociais?
- Podemos publicar qualquer coisa na rede?
- Podemos usar qualquer música em nossas postagens e vídeos?
- Como referenciamos corretamente as fontes que usamos em nossas postagens?
- É correto alterar os seus dados para poder usar programas e ingressar em redes sociais?
- Quem possui e usa redes sociais no seu dia a dia?
Conforme as ideias surgirem, organize as falas dos alunos, classificando-as de acordo com as categorias presentes no quadro.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Pesquise junto com seu grupo de trabalho sobre as leis que regem o acesso à internet.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Promova uma discussão sobre alguns assuntos polêmicos que envolvem o uso da internet, como: pirataria, direitos autorais, mentiras usadas pelas pessoas para ingressar nas redes sociais ou para se passar por outra pessoa, perigos envolvendo a interação digital, entre outras questões que considere importantes.
Permita que as crianças falem sobre seus sentimentos e percepções, valorize a opinião delas e reflitam juntos sobre as consequências de alguns comportamentos inadequados ao navegar pela rede. Cite exemplos reais e escute as experiências relatadas por cada um.
Em seguida, separe a turma em duplas ou trios e direcione as equipes para os dispositivos com acesso à internet. Oriente-os para que pesquisem sobre os temas discutidos e busquem respostas para “o que queremos aprender”, segundo as curiosidades levantadas pela turma, registradas no quadro.
Sugira alguns sites confiáveis para a pesquisa:
Peça também que acessem e leiam os termos de uso das redes sociais mais usadas, como: Facebook, Instagram, TikTok, entre outras que julgar necessário.
Oriente as crianças a anotarem as suas descobertas, completando a última categoria presente no quadro: “O que descobrimos”.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Crie um manual digital sobre as leis que regulamentam o uso da internet.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Selecione previamente um aplicativo ou programa on-line de edição de manuais de sua preferência. Como sugestão, dois programas gratuitos e de fácil manuseio são:
Acesse o site, faça o cadastro e navegue pelo programa para conhecer o funcionamento e as ferramentas oferecidas.
No momento da atividade, projete a tela do computador em um telão ou use a lousa digital para que os alunos visualizem a explicação sobre como funciona o editor escolhido.
Desafie os alunos a criarem um manual digital com as informações coletadas por eles nas pesquisas. Oriente-os para que usem como referência a “Cartilha de Segurança na Internet” disponível em: https://cartilha.cert.br/. Chame a atenção das crianças para as imagens e o tipo de linguagem utilizada na elaboração de um manual.
Nessa etapa, as crianças podem optar por realizar a proposta individualmente ou com a dupla ou grupo que realizou a pesquisa.
Quando todos terminarem seus manuais, auxilie-os a salvar os trabalhos em formato PDF.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Envie o manual produzido para a sua família, amigos e outras pessoas, para conhecerem as leis de utilização da internet.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Auxilie os alunos a fazerem o envio do manual criado por eles para as pessoas que desejarem, via WhatsApp ou e-mail.
Disponibilize uma cópia de cada manual criado no blog ou site da turma e envie um bilhete para que as famílias acessem o resultado do trabalho.