ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
- Gerais
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Específicas
Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
HABILIDADE (BNCC)
(EF69LP06) – Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
OBJETIVO
Conhecer e identificar as diferentes extensões de imagem e vídeo, bem como perceber suas diferenças.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência tem como proposta fazer um comparativo entre as extensões de imagem e de vídeo, visando perceber quando esses formatos são utilizados.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
As imagens e os vídeos possuem algumas extensões que indicam o formato do arquivo. Quando se trata das imagens, podemos identificar os formatos JPEG, PNG, BMP e GIF. Cada uma dessas extensões possui suas particularidades e o formato escolhido tem uma relação entre a qualidade e o tamanho da imagem. Já os vídeos possuem alguns formatos como MP4, AVI, MOV e MKV.
Os vídeos e imagens estão cada vez mais presentes e ganhando espaço em diferentes áreas de atuação, como registrar momentos especiais para aprender um conteúdo. Assim, temos imagens e vídeos de boa qualidade que podem proporcionar experiências diferenciadas e, para isso, é importante conhecer as extensões e avaliar quais são as mais adequadas para cada situação.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
As imagens e os vídeos podem ser salvos em diferentes formatos (extensões) que são escolhidos no momento de salvar. Para entender um pouco mais a respeito, realize uma pesquisa e responda aos seguintes questionamentos:
a) O que é a extensão de um arquivo? Como a identificamos?
b) Pela extensão é possível perceber qual é o tipo de arquivo?
c) Quais são as extensões de imagem mais comuns? Explique para quando é indicado o uso de cada um dos formatos encontrados.
d) Quais são as extensões de vídeo mais comuns? Explique para quando é indicado o uso de cada um dos formatos encontrados.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A atividade pode ser feita individualmente ou em pequenos grupos. Escolha a opção que for mais interessante para a turma. Se for em grupo é importante que todos participem de alguma forma, para que pesquisem e registrem o que está sendo solicitado. Inicie solicitando que os estudantes façam uma pesquisa sobre as extensões mais comuns de imagem e vídeo.
Solicite que os estudantes respondam às questões propostas:
a) O que é a extensão de um arquivo? Como a identificamos?
b) Pela extensão é possível perceber qual é o tipo de arquivo?
c) Quais são as extensões de imagem mais comuns? Explique para quando é indicado o uso de cada um dos formatos encontrados.
d) Quais são as extensões de vídeo mais comuns? Explique para quando é indicado o uso de cada um dos formatos encontrados.
Para discutir os formatos de imagem e de vídeo você poderá disponibilizar e fazer as leituras com os estudantes dos seguintes textos:
1) Entenda as diferenças entre os formatos de arquivos de vídeo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/entenda-diferencas-entre-os-formatos-de-arquivos-de-video.html>.
2) Quais são os formatos de arquivo de vídeos mais comuns. Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/tecnologia/25011-os-7-formatos-de-arquivo-de-videos-mais-comuns-explicados>.
3) Formatos de vídeo: os principais para produção de conteúdo. Disponível em: <https://blog.hotmart.com/pt-br/formatos-de-video/>.
4) Entenda os formatos dos arquivos de imagem. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/entenda-os-formatos-dos-arquivos-de-imagem.html>.
Você poderá questioná-los sobre quais são as principais diferenças entre os formatos encontrados. Se a pesquisa for realizada em equipes, cada uma poderia ser responsável por pesquisar sobre um tipo de extensão e, posteriormente, compartilhar com todos por meio de uma apresentação bem criativa!
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Para compreendermos sobre os formatos de imagem, vamos explorar alguns recursos utilizando um aplicativo, programa ou site de criação de imagens. Para isso, indicamos o Canva, que pode ser acessado pelo site: <https://www.canva.com/pt_br/> ou fazer o download do aplicativo no smartphone ou tablet.
O seu desafio é criar um produto ou serviço e fazer um fôlder ou vídeo de divulgação. Para isso, siga as instruções abaixo:
a) Você poderá usar um aplicativo para criar o fôlder ou vídeo. Uma sugestão é o Canva, mas existem diversos programas que dispõem de funcionalidades semelhantes. Escolha o aplicativo que irá usar e explore suas configurações.
b) Pense em um produto ou serviço que você tenha interesse e estruture uma forma de divulgação dele.
c) Para fazer a divulgação, você deverá criar um arquivo de imagem ou vídeo, podendo ser um fôlder, um GIF, um vídeo ou o que achar mais conveniente.
d) Antes de começar a montar a divulgação, faça um esboço com o planejamento da proposta e siga para a sua execução no aplicativo escolhido.
e) Verifique as extensões disponíveis e escolha a que mais se encaixa na sua proposta.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O desafio dos estudantes é a criação de um produto e a sua divulgação com o uso de uma mídia, como: fôlder, GIF, vídeo ou o que considerar mais conveniente.
a) Você poderá usar um aplicativo para criar o fôlder ou vídeo. Uma sugestão é o Canva, mas existem diversos programas que dispõem de funcionalidades semelhantes. Escolha o aplicativo que irá usar e explore suas configurações.
b) Pense em um produto ou serviço que você tenha interesse e estruture uma forma de divulgação dele.
c) Para fazer a divulgação, você deverá criar um arquivo de imagem ou vídeo, podendo ser um fôlder, um GIF, um vídeo ou o que achar mais conveniente.
d) Antes de começar a montar a divulgação, faça um esboço com o planejamento da proposta e siga para a sua execução no aplicativo escolhido.
e) Verifique as extensões disponíveis e escolha a que mais se encaixa na sua proposta.
Sugerimos o uso do Canva que possui diversas possibilidades e formatos e o seu acesso é gratuito para a criação do tipo de mídia solicitado.
Para acessar o Canva você poderá utilizar o link: <https://www.canva.com/pt_br/> ou baixar o aplicativo no smartphone ou tablet. Será preciso fazer um breve cadastro, pois uma das funcionalidades da ferramenta é a de salvar os modelos criados em diferentes formatos.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
A mídia criada deverá ser entregue ao professor (ou professora) via e-mail e apresentada aos colegas. Indique o formato que você utilizou e justifique a sua escolha.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Solicite que os estudantes salvem os arquivos e que sejam enviados para você via e-mail.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Siga a orientação do seu professor (ou professora) sobre como será feita a publicação do seu projeto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os estudantes poderão fazer uma apresentação aos colegas para mostrar a mídia criada. Seria interessante a construção de um portfólio das propostas apresentadas.