OBJETO DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
Números naturais, de 0 a 30: comparação.
– SND: princípios: aditivo e posicional
COMPETÊNCIA (BNCC):
- Geral:
Competência 4 – Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Específicas:
Competência 2 – Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
Competência 3 – Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
HABILIDADE (BNCC):
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
OBJETIVO
Trabalhar o eixo estruturante Cultura Digital, aliado à matemática para leitura, escrita e comparação de números naturais até 20.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta proposta apresenta a possibilidade de utilizar um jogo para trabalhar a unidade temática proposta pela BNCC – Números e o objeto do conhecimento leitura, escrita e comparação de números naturais, discutindo o conceito de Tecnologia e Sociedade.
No jogo Numerais, com áudio o primeiro passo é clicar no botão de play (onde está escrito – clique na imagem) para ouvir o número, depois deve-se clicar no número correspondente ao áudio. Se acertar, aparecerá uma parte do desenho que está ao fundo, se errar, o botão do play ficará vermelho. Esta proposta pode ser interessante para ver se os estudantes estão reconhecendo a identificação sonora e escrita de cada número. Além disso, também pode ser trabalhada a questão de discutir de que forma o uso de tecnologias pode contribuir com tecnologias assistivas para a aprendizagem e os ganhos do desenvolvimento de tecnologias para a sociedade.
PONTO DE PARTIDA
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O trabalho com a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve pautar-se à prática de letramento matemático, definido segundo a BNCC (2018), como as competências e habilidades de interpretar e empregar a matemática em variados contextos. Discuta com os estudantes sobre as dificuldades que podem ser enfrentadas por pessoas com algum tipo de deficiência e como as tecnologias podem auxiliar essas pessoas. Comente com os estudantes sobre a deficiência visual e os instigue a pensar sobre quais outros sentidos são utilizados por pessoas com esse tipo de deficiência.
Para os alunos:
Olá, vamos para o jogo?
Você já conhece os números? Eu ainda preciso de uma ajudinha. Quero muito descobrir a imagem secreta que está por trás do quadro de numerais. Para isso, vamos primeiro clicar no play (seta que aparece acima do quadro), ouça o número que foi indicado e, em seguida, encontre-o no quadro. A cada número que acertar aparecerá uma parte da imagem secreta, em caso de erro na sua primeira tentativa, o botão do play ficará vermelho, e é a dica para tentar novamente ou clique no botão do play para ouvir outro número. Siga esses passos até descobrir todos os numerais!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
PROBLEMATIZAÇÃO
Comente com os estudantes que eles terão o desafio de pensar em uma estratégia para aliar o uso de um jogo digital, adequando a necessidade de uma pessoa com deficiência visual. Jogue com os estudantes o jogo Numerais com áudio, explique sobre as instruções para realizar o jogo e deixe que joguem livremente. Após algumas rodadas, faça a reflexão sobre quais sentidos que precisaram utilizar para jogar (audição e visão). Lance o desafio: O que poderá ser feito para auxiliar uma pessoa que não tem o sentido da visão?
INTERVENÇÃO
Como o jogo exige a visualização dos numerais na tela do computador para executar o que se pede, espera-se que os estudantes possam dar sugestões para adequar essa situação a uma pessoa com deficiência visual. Uma opção pode ser preparar numerais com massinha, como solicitado no jogo, de 1 a 20 para permitir que a pessoa possa tocar os numerais e relacionar ao que foi solicitado no áudio. Comentar com os estudantes sobre o sistema de escrita em braile e sobre como esse código está presente em alguns dispositivos que utilizamos como teclados de caixas eletrônicos e elevadores, por exemplo.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Como avaliação, pode-se observar se os estudantes são capazes de identificar e relacionar o numeral em sua forma escrita e a nomeação atribuída a eles. Ainda pode ser avaliado se os estudantes percebem que os avanços tecnológicos produzidos pela sociedade podem melhorar as condições de comunicação entre as pessoas e pode auxiliar a encontrar soluções para tecnologias assistivas.
COMPARTILHAMENTO:
Para compartilhar essa atividade, solicite que os estudantes fabriquem um computador de brinquedo e de que forma poderia ser incluída a opção dos numerais feitos com massinha que permitem o toque para realização das jogadas, depois é só preparar a exposição para os colegas de outras turmas. Que tal pensar em uma forma de unir a criação dos estudantes a um computador de verdade e realizar o jogo?