ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Essa competência estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes.
HABILIDADE (BNCC)
(EF69AR35) – Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
OBJETIVO
Produzir animações a partir da sobreposição de imagens.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos criar um vídeo de animação pela sobreposição de imagens e por Stop Motion.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Você sabe como é criado um desenho de animação? Assista ao vídeo a seguir para conhecer uma das técnicas usadas para a produção desse tipo de filme. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P_wPQpGWpCs&feature=youtu.be>. Acesso em: 29 de jan. de 2021.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Podemos criar uma animação usando um flipbook. Assista ao vídeo a seguir, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cqmteQA-kdg>. Acesso em: 29 de jan. de 2021.
Usando um caderno ou bloco de desenho, crie uma animação com um boneco de palito.
Você pode fazê-lo caminhar, ficar em pé e abaixar-se, ou jogar bola, por exemplo. Lembre-se de mudar um pouquinho a posição do desenho a cada página.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Se possível, adquira um pequeno bloco de desenho para cada aluno. Outra opção é usar um canto das folhas de um caderno para fazer a animação.
Essa atividade pode levar uma aula toda. Deixe que os alunos criem à vontade e depois mostrem aos colegas o que desenharam.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Além de desenhos, também é possível fazer animações usando objetos, massinha, papel dobrado ou rasgado e, ainda, tudo isso misturado com desenhos! Confira o vídeo a seguir, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3DFzjP6PbnU>. Acesso em: 29 de jan. de 2021.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Apresente o vídeo aos alunos e, em seguida, promova uma conversa em que eles pensem algum tema para produzir um vídeo de animação.
Pergunte a eles quais objetos poderiam ser usados e qual seria o objetivo do filme.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
A tecnologia facilita muito o trabalho de criação de uma animação. Vamos usar um aplicativo que ajuda a gerar um filme desse gênero.
Nessa atividade, você trabalhará em equipe para criar um filme em Stop Motion. Em vez de desenhar as cenas, vamos usar objetos do cotidiano e fazê-los se deslocarem sobre uma superfície.
Antes de iniciar a gravação, escolham os objetos necessários e criem o roteiro da história. Vocês podem usar bonecos representando pessoas ou animais, ou fazer com que objetos inanimados tenham vida. Também é possível trabalhar com papel recortado, origamis ou massinha.
Siga as orientações do seu professor (ou professora) sobre como os filmes serão gravados.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para essa atividade você pode baixar no celular o aplicativo Stop Motion Studio, que é gratuito. Cada equipe precisa ter um celular para criar seu filme. Se só for possível usar um aparelho, divida as tarefas entre os alunos ou faça com que as gravações aconteçam em rodízio.
Será necessário, também, um tripé para apoiar o celular, para que as fotos sejam tiradas sempre na mesma posição.
O aplicativo é de uso bem simples. Faça um teste antecipadamente. Na tela inicial, aperte o ícone Novo filme. Em seguida, aperte o ícone com a câmera. Apertando o botão vermelho, as fotos são registradas. Depois de tirar todas as fotos, volte para o menu inicial e dê um nome para o projeto.
Para acrescentar áudio ao filme é necessário ter a versão paga do aplicativo.
Ainda na tela inicial, selecione o filme que deseja compartilhar. No menu acima, escolha o botão Compartilhar. Você pode exportar o filme e enviá-lo por e-mail, ou por uma das opções disponíveis.
Há outras formas de criar um filme em Stop Motion. Se desejar, faça uma pesquisa sobre o tipo de recurso acessível a todos da turma.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar as animações criadas para que familiares e amigos possam assisti-las.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação das produções dos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.