ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG 01) – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(CG 02) – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
(CG 07) – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
(CG 05) – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF89LP02) – Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.
(EF08ER07) – Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas
OBJETIVO
Explorar as funções de agendamento de atividades na plataforma Trello, desenvolvendo a capacidade de planejamento e o acompanhamento da execução.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Imagine que você foi promovido na empresa onde trabalha e deverá fazer a gestão coorporativa de um grande produto que será lançado em breve ao mercado. É possível gerir o planejamento e a execução de um produto apenas utilizando canais como e-mails e mensagens via WhatsApp?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Você agora será responsável por planejar, por exemplo, a apresentação teatral de sua turma. Com você ficará a responsabilidade de todo o planejamento, execução e deliberação de responsabilidades para os outros colegas, ou seja, você será o diretor geral da peça. A equipe ficará dividida entre roteiro, texto, cenário, figurino e maquiagem. Como você faria o planejamento e o controle das atividades que cada grupo deverá desenvolver? Vamos elencar as possibilidades e conversar com os colegas sobre isso?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Professor, buscar elementos que integrem o conceito a ser estudado e o cotidiano do aluno é fundamental. Explore com eles a questão da formulação e execução de uma tarefa. Pode-se relembrar também as atividades envolvendo algoritmos, uma vez que, dependendo da atividade a ser realizada, uma lista do que será executado basicamente se torna um algoritmo. Faça relações com uma aula, por exemplo. O planejamento e a execução de uma aula dependem de organização e preparo e, portanto, de estudo. Estimule os alunos a pensarem em tarefas que demandem planejamento para serem colocadas em prática.
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Neste momento, busca-se um alinhamento entre o contexto apresentado na problematização e o tema central da proposta: o planejamento e o acompanhamento da execução de um processo ou um evento. Para isso, faremos a utilização de uma plataforma de acompanhamento de processos, o Trello, disponível em: <https://trello.com/pt-BR/>. Para trabalhar com a plataforma, é necessário realizar um pequeno cadastro, que pode utilizar (de preferência) um domínio google (@gmail.com). Para compreender as funcionalidades e instruir os estudantes em caso de dúvidas, é importante assistir ao vídeo tutorial, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Tmq6TUz5Sis>.
Para os alunos:
Agora que pensamos nas possibilidades para a produção do teatro a ser realizado pela turma, que tal utilizarmos tecnologia para fazer todo o gerenciamento? Para isso, vamos utilizar a plataforma Trello, disponível em: <https://trello.com/pt-BR/>. Segundo seu próprio site, “o Trello é o jeito fácil, grátis, flexível e atrativo de gerenciar seus projetos e organizar tudo. Milhões de pessoas de todo o mundo confiam no Trello”. Para iniciarmos, devemos fazer um cadastro rápido na plataforma.
Vamos escolher um modelo para a inserção dos dados do projeto acessando a aba Quadros, localizada no canto superior esquerdo da tela.
Ao clicar em novo quadro, abrirá uma aba para a inserção do nome do projeto. Insira o nome, escolha tornar público ou restrito e clique em Criar Quadro.
Para continuar, é necessário inserir as pessoas que estarão diretamente ligadas ao planejamento e execução do projeto. Para isso, ao lado das suas iniciais, clique em convidar. Insira os endereços de e-mail dos responsáveis. Se precisar citar algum convidado, digite @ e logo aparecerão as pessoas disponíveis para serem marcadas.
Por fim, insira as fases de todo o projeto. Nesse caso, foram inseridos os cartões: Roteiro, Texto, Figurino, Maquiagem e Cenário. No momento em que as tarefas estão em andamento ou sendo completadas, pode-se mover os cartões para as guias Em andamento e Concluído.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Que tal planejar uma atividade e utilizar o Trello para fazer o acompanhamento? Primeiramente, elabore uma atividade a ser executada em um intervalo de quatro semanas, ou seja, aproximadamente um mês. Para isso, utilize um Editor de Texto ou um Bloco de Notas do seu dispositivo. Não esqueça de relacionar no Trello as pessoas que estarão envolvidas em cada etapa do projeto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para avaliar a turma é importante que você tenha realizado anteriormente a atividade. Isso ajudará no auxílio aos estudantes em caso de dúvidas que possam surgir durante o desenvolvimento do trabalho.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Que tal compartilhar o projeto com os colegas e discutir as ações geradas na plataforma Trello? Utilize as suas redes sociais para tal fim, além de “marcar” seus colegas para que mais pessoas possam visualizar sua produção.