COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
Todos os campos de atuação:
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETO DE CONHECIMENTO |
Análise linguística/semiótica
(Alfabetização). |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil. |
CAMPO DA VIDA COTIDIANA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional. Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras:
PRÁTICA DE LINGUAGEM | OBJETO DE CONHECIMENTO |
Escrita
(compartilhada e autônoma) |
Escrita compartilhada. |
COMPETÊNCIA (BNCC):
- Geral:
Competência 1 – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Específicas:
Competência 1 – Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem;
Competência 2 – Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social;
Competência 3 – Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo;
Competência 6 – Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
HABILIDADE (BNCC):
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos;
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
OBJETIVO
Conhecer situações que proporcionam a utilização da internet de maneira segura.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta proposta apresenta possibilidade de que o eixo Cultura Digital, e o conceito de Cidadania Digital sejam apresentados aos estudantes para o conhecimento de situações seguras referentes a utilização da internet.
Apresentando as informações e discutindo sobre elas de forma lúdica, busca-se refletir sobre os perigos do mundo digital, bem como, conhecer formas seguras de acessar essa ferramenta que faz parte do cotidiano das crianças desde pequenas. Isso pode ser trabalhado em conjunto com as relações referentes a alfabetização.
PONTO DE PARTIDA
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para despertar a discussão sobre o assunto, inicie apresentando oralmente o seguinte texto aos estudantes:
E se existisse um portal que pudesse nos levar a qualquer lugar e que nos permitisse conhecer várias coisas que já aconteceram no passado e ainda fizesse a gente ter uma ideia de várias coisas que vão acontecer no futuro? Pois esse portal já existe e muitos de vocês já utilizaram, esse portal é a internet.
Para os alunos:
Podemos fazer muitas coisas na internet, pesquisar sobre vários assuntos, conversar com pessoas que não estão perto de nós, assistir vídeos, jogar vários games, existem tantas coisas na internet que é difícil ficar entediado quando a gente entra nesse portal.
Mas como tudo na vida a internet não tem só o lado bom, existe também um lado ruim. Como várias pessoas tem acesso à internet, ou seja, é portal que recebe a todos, algumas pessoas que não tem intenções muito boas também estão por lá. Imagine a internet como uma grande praça, tão grande que tem a área do parquinho com muita diversão, a área com várias mesinhas para jogos mais tranquilos, a área da pista de skate que é mais agitada. Cada pessoa que vai a essa praça escolhe o lugar que quer ficar, como essa praça é bem grande, é muito provável que você não consiga conhecer todas as pessoas que gostam de passear por lá, algumas pessoas que tem atitudes ruins podem passar por essa praça e tornar esse lugar perigoso, então como você não conhece a todos, não dá para confiar em todas as pessoas que estão nessa praça.
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Continue argumentando oralmente com os estudantes. Agora que você pensou um pouquinho sobre esse portal incrível, com tantos lugares e tantas pessoas, você já sabe não tem como conhecer todo mundo e por isso não podemos confiar em tudo que tem para acessar. Mas então como acessar a internet com confiança? Sabendo que não irá acontecer nada de mal com a gente? Para isso vamos aprender a ter super poderes que irão nos ajudar a acessar a internet de forma segura.
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
De forma lúdica, apresente algumas atividades sobre atitudes que podem proteger o acesso à internet. Para começar vamos falar sobre os equipamentos que ajudam os super heróis a enfrentar os vilões.
O primeiro será um escudo protetor, comente com os estudantes: vocês já devem ter percebido que a maioria dos celulares tem a função de senha de bloqueio, pergunte para eles o motivo dos aparelhos terem essa função, depois explique que hoje em dia os celulares carregam muitas informações das pessoas. Para começar na agenda do celular temos os dados como nome, número de telefone, e-mail de familiares e amigos e também contatos de trabalho dos seus pais. Também costumamos deixar na memória do celular muitas fotos, além disso, hoje muitos adultos usam aplicativos de contas bancárias direto no celular. Caso o celular seja perdido ou roubado se ele não tiver uma senha, qualquer pessoa que estiver com ele poderá descobrir informações importantes como essas que comentamos. Então as senhas são uma espécie de escudo protetor.
Para os alunos:
Assim como no celular, os adultos criam senhas para acesso a áreas da internet que são restritas, ou seja, em que contém informações que eles não querem que sejam descobertas. Uma senha forte é um escudo forte. A senha é como uma chave, só pode abrir a porta quem tem a chave certa, então assim como você não entrega a chave de sua casa para qualquer pessoa a senha que é criada para acesso também não pode ser passada para outras pessoas que você não confia. Uma outra coisa, bem importante para conversar com seus pais, é que quando criamos uma senha fácil de ser lembrada, tipo seu nome 123, ela é considerada uma senha fraca e as pessoas mal intencionadas, podem tentar acessar as suas contas de internet testando senhas até conseguir descobrir. Uma dica de uma senha forte é usar letras, códigos e símbolos assim, tudo misturado, fica mais difícil de que outra pessoa descubra. Mas você sabe a diferença entre eles? Vamos fazer uma atividade sobre isso:
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
As atividades a seguir foram consultadas na cartilha de atividades criada pela rede Insafe com o apoio da Liberty Global, traduzida para português pela SaferNet Brasil, uma ONG fundada em 20 de dezembro de 2005, com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil.
Apresente o jogo: Você consegue ajudar o robô a criar novas senhas? disponível em http://www.safernet.org.br/site/sid2017/jogo-senhas. Agora vamos ajudar o robô a criar uma senha forte. Isso será engraçado pois teremos que trocar uma letra correta de uma palavra por um símbolo ou um número.
Para os alunos:
Uma base secreta é fundamental para os super heróis. É importante ser discreto, isso quer dizer que não deve revelar muitas informações sobre você para que os vilões não as usem como forma de prejudicá-lo. É como ter um lugar secreto que só a sua liga de amigos conhece o caminho, se você deixar tudo público logo de cara, todos vão conhecer o seu lugar secreto, até os vilões. Quando você coloca alguma coisa na internet é muito difícil de que ela seja esquecida, então algumas informações não precisam ser detalhadas como o seu endereço, os nomes dos locais que você costuma ir com muita frequência, seus gostos pessoais. Informe somente o necessário, não precisa contar os detalhes do que acontece na sua vida quando você não está na internet.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Apresente o vídeo privacidade e reputação, disponível em https://www.safernet.org.br/site/sid2021/videos. dando ênfase a questão das pegadas digitais, comente com os estudantes que quando estamos acessando a internet, tudo que a gente faz, seja curtindo alguma coisa, publicando uma foto, ou acessando um site de jogos, pode estar sendo acompanhado por alguém. Isso pode ser ressaltado com a atividade: descubra aonde vai a Ana, disponível em https://new.safernet.org.br/content/jogue-e-aprenda-estar-online. Siga os passos dela!
Apresente para a turma o jogo: a minha família, os meus amigos, todo mundo e eu! disponível em http://www.safernet.org.br/site/sid2017/jogo-meus-dados. Leia as alternativas e discuta sobre as respostas do jogo e a importância da privacidade na internet.
Apresente aos estudantes mais importantes dicas de segurança na internet.
- Acesse sites e jogos que são adequados para sua idade;
- Cuidado com as janelas que aparecem do nada na sua tela, não clique, pode ser um vilão querendo descobrir informações que estão no seu computador;
- Tenha uma equipe de heróis e os chame quando necessário. Quando você estiver em dúvida sobre alguma coisa na internet, pergunte aos adultos que você e confia, como seus pais e professores, se é seguro continuar naquela página.
- É importante cuidar com quanto tempo do seu dia, você passa na internet. Recarregue suas energias, tenha equilíbrio sobre o tempo que você usa na internet e o tempo que você fica fora dela.
Discuta com os estudantes sobre as atitudes que cada um deve ter ao acessar a internet. Com grandes poderes temos grandes responsabilidades. A sua atitude na internet pode ser de um super herói, sabemos que os super heróis, usam os seus super poderes para ajudar as pessoas. Agora que você já sabe sobre internet segura, use os super poderes e repasse as dicas de segurança que aprendeu para outras pessoas.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Proponha aos estudantes a criação de legendas para algumas ilustrações que representam o assunto tratado na aula. Apresente as imagens e converse sobre elas, a escrita da legenda deve ser compartilhada. Veja algumas sugestões:
AS SENHAS SÃO NOSSOS ESCUDOS PROTETORES NA INTERNET.
GUARDE SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS. NÃO ESCREVA DETALHES DA SUA VIDA NA INTERNET.
ACESSE SITES E JOGOS QUE SÃO ADEQUADOS PARA CRIANÇAS.
NÃO CLIQUE EM JANELAS ESTRANHAS, PODE SER UM VÍRUS QUE QUER AS INFORMAÇÕES DO SEU COMPUTADOR.
Como avaliação verifique se os estudantes conseguem consideram o tema tratado na aula para planejamento de escrita para as legendas, bem como compreendem a finalidade.
COMPARTILHAMENTO:
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para compartilhar as aprendizagens sobre o tema, proponha que os estudantes realizem ilustrações sobre o tema tratado na aula. Faça uma exposição do trabalho coletivo com as ilustrações e legendas e das ilustrações individuais. Os estudantes podem expor de forma oral, algumas das dicas de segurança para utilizar a internet.