COMPONENTES CURRICULARES: GEOGRAFIA/BIOLOGIA/MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/
natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução
de problemas.
HABILIDADE (BNCC)
(EF06HI01) – Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
OBJETIVO
Fazer uma pesquisa de campo utilizando a ferramenta Google Formulários, a fim de propor a análise de possíveis melhorias em aspectos relevantes na comunidade.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde as pessoas interagem por meio de telas e fones de ouvido. Esse cenário foi potencializado pela pandemia do novo coronavírus. Mas o que sabemos sobre esse vírus? Como a comunidade à nossa volta tratou as medidas de biossegurança para prevenir o contágio? Que tal verificarmos como nossos parentes, amigos e vizinhos lidaram com as situações que nos foram apresentadas diante da pandemia?
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Buscar elementos que integrem o conceito a ser estudado e o cotidiano do aluno é fundamental.
Vale a pena ressaltar que tudo o que se sabe sobre o Sars-CoV-2 e a doença gerada pela infecção desse vírus, a Covid-19, ainda estão em fase de pesquisa. Muitas das sequelas ainda estão sendo descobertas. Então, motivar os alunos a pensar em como eles têm agido diante dessa nova doença é muito importante. Para isso, assista ao vídeo “Como se proteger da Covid-19”, do canal do doutor em microbiologia Átila Iamarino, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KOXNBA9b86I>. Destaque que o vídeo foi feito quando não havia uma vacina disponível para a população e que essas medidas de prevenção ainda são extremamente válidas. É importante conversar com os estudantes sobre dúvidas referentes à doença, pois muitas vezes os seus familiares recebem notícias falsas em grupos de mensagens e podem interpretá-las como verdadeiras.
Para os alunos:
Quando em dezembro de 2019 o mundo foi assombrado por um movimento do governo chinês em isolar uma megalópole inteira, no caso a cidade de Wuhan, na província de Hubei, decretando o que se chama hoje de lockdown e construindo, num prazo de onze dias, dois imensos hospitais de campanha para atendimento de infectados por uma doença desconhecida em vários aspectos, ainda não tínhamos a noção do quanto a propagação do vírus iria mudar nossas vidas como um todo. Mais de um ano depois, ainda vivemos com esse vírus à solta, mas com uma perspectiva de melhora gradativa no quadro mundial por conta das vacinas desenvolvidas. Agora, como nós nos posicionamos em relação ao vírus, à doença a ele relacionada e às formas de prevenção? Refletindo um pouco sobre isso, vamos assistir juntos ao vídeo “Como se proteger da Covid-19”, no canal do doutor em microbiologia Átila Iamarino, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KOXNBA9b86I>. Cabe salientar que hoje temos vacinas que já estão imunizando parte da população.
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Agora, busca-se um alinhamento entre o contexto apresentado na problematização e o tema central da proposta: análise de dados. Por isso, faremos uma pesquisa quantitativa para analisar alguns dados referentes à Covid-19. Para isso, utilizaremos a plataforma Google Formulários, para que possamos tabelar os dados coletados. Há a possibilidade de se fazer uma retomada histórica de epidemias que assolaram o planeta nos últimos séculos: gripe espanhola, H1N1, peste negra (peste bubônica) etc. Fazê-los perceber que estivemos, estamos e estaremos sujeitos a novas doenças. Acessem o site “Telessaúde São Paulo” da Unifesp, disponível em: <https://www.telessaude.unifesp.br/index.php/dno/opiniao/231-a-historia-das-pandemias>.
Para os alunos:
Após uma breve discussão acerca do novo coronavírus, pesquise sobre algumas epidemias pelas quais o planeta já passou, números relacionados (infectados, curados e mortos), como elas foram tratadas e quais as melhores medidas de prevenção da época. Podemos destacar:
- Peste Negra (peste bubônica);
- H1N1;
- Gripe espanhola.
Utilize alguns dos dados coletados na pesquisa teórica para produzir uma pesquisa de campo trabalhando com a ferramenta Google Formulários. Para isso, é necessário entender um pouco sobre o funcionamento da plataforma.
Basta acessar o site disponível em: <www.forms.google.com> e, em seguida, inserir uma conta de usuário do Google.
Feito o login, clique em “+ Em branco” para iniciar a montagem da pesquisa.
A página inicial do formulário já está pronta para ser editada.
Primeiramente, adicione um título clicando no campo “Formulário sem título”. Pode ser feita uma descrição sobre o que será pesquisado e qual a sua finalidade.
Estabeleça como a pesquisa se dará utilizando algumas perguntas norteadoras.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Busque perguntas pertinentes para apresentar na respectiva seção.
Para inserir as perguntas, basta digitá-las no campo “Pergunta sem título”. Você pode escolher entre perguntas de múltipla escolha, respostas curtas ou longas, verdadeiro ou falso, marcação de caixinhas etc. Selecione a melhor opção para as perguntas que serão respondidas pelo seu grupo de pesquisados.
Você pode indicar se a resposta é ou não obrigatória. Para isso, clique no botão ao lado da palavra “Obrigatória”. Outras possibilidades poderão ser acrescidas em suas perguntas, como imagens e vídeos. O layout da página também pode ser modificado. Para isso, clique no ícone da paleta de cores (canto superior direito); é possível inserir fotos ou utilizar um tema já existente no Google Formulário.
Depois de formatar a pesquisa, basta disponibilizá-la para o público. Para isso, clique em “Enviar” (canto superior direito). Escolha se a pesquisa será encaminhada via e-mail ou por link.
Envio da pesquisa via e-mail:
Envio da pesquisa via link curto:
Envio da pesquisa via link longo:
Após receber todas as respostas da pesquisa realizada com um grupo de pessoas, chegou a hora de analisá-las. Para isso, na página inicial, clique no ícone “Respostas”. Os dados poderão ser visualizados de acordo com as características das perguntas que foram feitas. É possível exportar os dados para uma Planilha Google, facilitando a visualização e a filtragem das informações.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Agora que você já sabe elaborar pesquisas via Formulários Google, está na hora de criar a sua própria pesquisa.
1) Estabeleça um tema;
2) Faça as perguntas.
3) Programe e envie a pesquisa para ser respondida.
4) Visualize os resultados e faça uma análise quantitativa.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Estimule a criatividade dos alunos, e é bom lembrá-los de fazerem sempre a ligação com o que foi estudado anteriormente. Faça com que pensem em pesquisas que tenham relação com o cotidiano deles ou busquem opiniões sobre temas atuais.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Que tal compartilhar a sua pesquisa com os colegas, professores, pais e/ou responsáveis? Para isso, compartilhe o link com o seu público alvo.