ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HABILIDADE (BNCC)
(EF06MA30) – Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
OBJETIVO
Aplicar protocolos de segurança e privacidade em ambientes digitais.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos identificar situações em que a segurança digital pode ser violada ou ameaçada e reconhecer formas de evitar que isso aconteça.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Leia a notícia a seguir, com atenção. https://www.privacytech.com.br/destaque/mais-de-200-milhoes-de-brasileiros-tem-dados-pessoais-expostos-em-nova-falha-de-seguranca-do-ministerio-da-saude.,381645.jhtml
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Com base na notícia que foi lida, responda às perguntas a seguir:
1. De acordo com a notícia, o que aconteceu com os dados de mais de 200 milhões de pessoas por causa da falha de segurança?
2. Que tipos de dados ficaram expostos?
3. Que tipo de prejuízo você imagina que uma pessoa poderia ter com a divulgação de informações pessoais?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Promova uma discussão entre os alunos sobre as consequências do vazamento de informações.
Você pode dar alguns exemplos:
– O vazamento do número de telefone de pessoas famosas pode fazer com que recebam chamadas indesejadas.
– O vazamento de RG e CPF pode fazer com que pessoas possam obter empréstimos e contrair dívidas no nome de outra pessoa.
– O roubo de dados do cartão de crédito é equivalente a um roubo de dinheiro.
– O roubo de uma senha de um serviço pago faz com que uma pessoa utilize algo pelo qual não pagou.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Quando você se cadastra em um serviço pela internet, é convidado a criar uma conta e cadastrar uma senha. A senha é uma proteção para os seus dados. Ela evita que outra pessoa possa ver as informações que você cadastrou ou mesmo os seus dados de utilização do serviço.
Imagine que você entra em um site para comprar uma passagem de avião. Depois de escolher o destino da viagem, o horário do voo e realizar o pagamento com o cartão de crédito, a companhia lhe envia um voucher. Em geral, é um código que, ao ser apresentado no aeroporto, certifica que você tem o direito de realizar a viagem. Mas, se alguém acessar o seu cadastro no site da companhia aérea, poderá alterar a passagem para outro dia e embarcar no seu lugar! Por isso, é importante criar uma senha forte, que ninguém possa descobrir. Também é importante criar senhas diferentes para cada serviço, pois isso evita que uma pessoa acesse vários sites se descobrir a senha!
Veja como pode ser a área onde é gerada a senha para acessar um site:
Quanto mais símbolos diferentes usamos em uma senha, mais segura ela é. E quanto mais caracteres ela tem, fica mais difícil adivinhá-la!
Este jogo vai ajudar você a descobrir como deixar seus dados mais protegidos com o uso de senhas seguras. Disponível em: https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br/interland/torre-do-tesouro.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O jogo exige que os alunos percebam que senhas mais longas e com maior variedade de caracteres são mais seguras. Posteriormente, é interessante retomar o assunto sobre segurança de senhas e discutir situações em que elas são usadas e qual o nível de segurança apresentado.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Vamos fazer de conta que o professor (ou professora) esqueceu a senha de uma revista on-line que costuma ler. Os alunos ajudarão a descobrir a senha. Cada um poderá fazer uma tentativa.
1. Se o professor (ou professora) tiver criado uma senha com um único algarismo, quantas tentativas serão necessárias para descobrir a senha perdida?
2. E se a senha for uma letra, quantas tentativas serão necessárias para descobrir a senha?
3. O professor (ou professora) lembrou que a senha poderia ser uma letra, um número ou um dos seguintes caracteres: % $ # @ & *. Se a senha tem dois caracteres, quantas possibilidades existem para o primeiro caractere? E quantas combinações de dois caracteres são possíveis?
4. Usando uma calculadora, calcule quantas senhas de 8 caracteres é possível criar usando 26 letras, 10 algarismos e 6 caracteres especiais.
5. Escreva uma justificativa que explique porque uma senha com 8 caracteres é mais segura que uma com 4 caracteres.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para calcular o número de senhas diferentes basta multiplicar o número de possibilidades para caracteres. Assim, as respostas para a pergunta 3 são: 42 e 42 x 42 = 1 764.
Os alunos devem perceber que, quanto maior o número de possibilidades de senha, mais tentativas precisam ser feitas para adivinhá-la.
A resposta para a pergunta 4 é: 428 = 42 x 42 x 42 x 42 x 42 x 42 x 42 x 42 = 9.682.651.996.416.
Para responder à pergunta 5, os alunos podem calcular 424 e mostrar que embora seja um número grande, é bem menor que o número anterior.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar o que foi aprendido sobre a segurança de senhas, em forma de um texto ou de uma apresentação. Siga as orientações do seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos poderão publicar os cálculos feitos e a justificativa sobre a segurança de senhas. Oriente-os como devem fazer a publicação, em forma de texto ou apresentação.