ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG01) – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF12LP02) – Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
OBJETIVO
Conhecer a evolução da computação no Brasil e como o progresso tecnológico impactou nossa sociedade.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática será apresentada a história da computação no Brasil e como as transformações tecnológicas foram essenciais para o progresso social.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: Peça de museu.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
- Você sabia que existem muitos aparelhos eletrônicos que não são mais usados?
- Você conhece algum desses dispositivos?
- Quais são as diferenças e semelhanças entre os dispositivos eletrônicos antigos e os atuais?
- Por que será que algumas dessas tecnologias deixaram de ser usadas?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Faça uma busca por dispositivos eletrônicos antigos e desconhecidos pelas crianças. Busque em casa e/ou peça para familiares, amigos ou até mesmo procure em lojas de antiguidades (mercado das pulgas), alguns aparatos como: computadores antigos, celulares antigos (tijolão), câmeras fotográficas digitais, filmadoras, disquetes, pen drives, walkmans, DVDs, calculadoras eletrônicas, agendas eletrônicas, fitas cassetes, videocassete, telefone fixo (com fio e teclas), minigames, pagers, rádiorrelógios, discman e CD, mp3 player, aparelhos de fax, secretárias eletrônicas, entre outros aparatos tecnológicos que se tornaram obsoletos.
Distribua esses dispositivos no ambiente multiuso, antes da chegada da turma. Todos os aparelhos devem estar bem visíveis e acessíveis ao manuseio das crianças.
Antes de iniciar a dinâmica, explique para os alunos que os objetos que ali estão já foram tecnologias muito inovadoras que fizeram parte da vida das pessoas por algum tempo, mas que deixaram de ser usadas, pois foram substituídas por algo mais moderno e eficiente.
Determine alguns combinados para evitar acidentes e avarias nos materiais e, em seguida, permita que os alunos interajam e manuseiem os aparelhos livremente. Em alguns momentos, lance perguntas que levem os alunos a ampliarem a exploração:
- Como será que liga esse dispositivo?
- Para que serve?
- Como funciona?
- Precisa conectar alguma fonte de energia?
- Como desliga? (Entre outros questionamentos).
Sugira que as crianças anotem as dúvidas que surgirem e façam uma lista de comparação entre os dispositivos eletrônicos contemporâneos e antigos, registrando quais as semelhanças e diferenças que perceberam entre eles.
Exemplo:
Estipule um tempo para a exploração (entre quinze e vinte minutos), após o término desse tempo, reúna a turma e assistam aos vídeos disponíveis em: <https://www.youtube.com/watch?v=5-E_ogkO-68&ab_channel=FRANCHISINGEVAREJO> e
<https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=PF7EpEnglgk&feature=emb_logo>. Acesso em: 02 de fev. de 2021.
Em seguida, incentive os alunos para que discutam os vídeos assistidos e relatem a experiência vivenciada, falando sobre o que mais gostaram, sobre o que mais chamou a atenção, se conheciam alguns desses objetos, se conseguiram descobrir como funcionam, entre outras questões.
Peça para que cada criança leia suas anotações e observações acerca das semelhanças e diferenças observadas entre os dispositivos.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
- Você sabe como aconteceu a história da computação no Brasil?
- Será que os computadores e outros dispositivos eletrônicos sempre existiram por aqui?
- Como eram os primeiros aparelhos eletrônicos?
- Para que serviam?
- A tecnologia ajudou as pessoas de alguma maneira?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Procure imagens dos primeiros computadores e dispositivos eletrônicos que surgiram no Brasil nos sites de busca da internet.
Faça uma breve apresentação com imagens e escrita no Microsoft PowerPoint, Prezi, Movie Maker ou outro programa de sua preferência, mostrando de maneira simples ao entendimento infantil, como aconteceu o desenvolvimento tecnológico no Brasil e quais foram as principais contribuições trazidas pela tecnologia para a nossa sociedade.
Os vídeos abaixo trazem interessantes informações sobre como aconteceu a história da computação no Brasil e no mundo. Eles estão disponíveis em: <https://www.youtube.com/watch?v=ESuKNq6URm0&feature=emb_logo>; <https://www.youtube.com/watch?v=NSVoKeiBSm0>; <https://www.youtube.com/watch?v=wQ22Ymo0Spk&feature=emb_logo> e <https://www.tecmundo.com.br/mercado/135693-historia-eniac-pais-dos-computadores-video.htm>. Acesso em: 02 de fev. de 2021.
Projete a sua apresentação para a turma e, em seguida, discutam sobre o que assistiram. Convide os alunos a ampliarem ainda mais os seus conhecimentos fazendo uma busca na internet para encontrar mais informações e curiosidades sobre o tema.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Que tal criarmos uma linha do tempo da história da computação no Brasil?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Inicialmente, explique para a turma o que é uma linha do tempo, para que serve e como pode ser organizada. Se julgar necessário, apresente alguns exemplos de linhas do tempo no projetor ou na lousa digital.
Disponibilize diferentes materiais, como: papéis de diferentes cores, tamanhos e texturas, cola, tesoura, canetas coloridas etc. e oriente os alunos a produzirem juntos uma linha do tempo, mostrando os principais acontecimentos da história da computação no Brasil, em ordem cronológica.
As crianças podem utilizar os materiais da maneira como desejarem para marcar os fatos com escrita, imagens e/ou desenhos.
Após a finalização da proposta, procure um local visível no ambiente multiuso para fixar a linha do tempo deixando-a exposta.
Para os alunos:
Faça uma entrevista com algumas pessoas da sua família ou com algum amigo mais velho do que você, para descobrir como eram os dispositivos eletrônicos que eles usavam antigamente. Não se esqueça de filmar a entrevista para compartilhar suas descobertas com seus colegas.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos para que escolham algumas pessoas de sua convivência para realizar uma entrevista sobre como eram os dispositivos eletrônicos antigamente. Ressalte que devem escolher pessoas de idades diferentes: pessoas mais idosas (pode ser o avô, a avó, algum vizinho, um parente próximo etc.), adultos mais jovens (mãe, pai, tios etc.), adolescentes (irmãos mais velhos, primos, vizinhos etc.).
Peça para registrarem um pequeno texto, contando como foi o processo de criação do vídeo de entrevista: quem entrevistou, o que sentiu, se considerou uma tarefa fácil ou difícil, entre outras impressões.
Envie um bilhete aos familiares dos alunos, explicando a dinâmica da entrevista para que possam auxiliá-los durante a realização da tarefa. Peça aos adultos que filmem as entrevistas e os auxiliem no envio do vídeo e do texto produzido via e-mail, WhattsApp ou outro meio que julgarem mais viável.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Visite o blog da turma para assistir aos vídeos das entrevistas produzidas por seus colegas!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Organize os conteúdos enviados pelas crianças (vídeos e textos) e poste os materiais no blog da turma.
Envie um bilhete convidando os alunos e seus familiares a acessarem as produções que foram postadas.