ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
HABILIDADE (BNCC)
(EF04MA06) – Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA05) – Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
OBJETIVO
Entender como são calculados os bits e bytes.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática tem como proposta identificar como são calculados os bits e bytes.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Os bits e bytes são classificados como unidades de medida de armazenamento de dados, os bits são formados por zero (0) e um (1), considerado como a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transferida, eles gostam de andar em grupos de oito. Esses grupos de oito dão origem aos bytes e assim temos que um byte é um conjunto de oito bits, sendo assim representado: 01010101.
Os bytes são muito utilizados para representar números, letras e sinais de pontuação. Assim, cada byte corresponde a um sinal ou a uma letra, pensando matematicamente: se um byte possui um conjunto de oito bits, existem 256 combinações possíveis e dois bytes, ou dezesseis bits, podem ter 65.535 combinações diferentes.
E para que servem os Bytes?
É como se o computador fosse um pacote de bolacha vazio, onde cada pacote tem espaço para guardar uma determinada quantia de bolachas e isso depende do pacote. Em alguns cabem 4 e em outros 8, ou seja, existem diferentes pacotes. Com o computador é mais ou menos isso, só que o computador não guarda bolachas e sim bytes.
Quando salvamos um arquivo no computador, como texto, vídeo e imagem, eles ocupam determinados bits ou bytes da memória do computador.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Você sabia que é possível verificar a quantidade de bytes que um arquivo salvo no computador possui? Vamos explorar os bits e bytes de arquivos de texto salvos no computador.
Para isso, você deverá acessar o editor de texto Bloco de Notas, disponível no computador e fazer os seguintes testes:
a) Abra o editor de texto Bloco de Notas e digite a palavra de três letras “mar”. Depois disso, salve o arquivo na área de trabalho. Lembre-se de dar um nome para o arquivo, por exemplo: teste.txt.
b) Após salvar o arquivo na área de trabalho, localize-o e clique com o botão direito do mouse. Na sequência, clique em Propriedades e, assim, você conseguirá verificar o tamanho do arquivo em bytes.
c) Registre a quantidade de bytes que você verificou. Quantos bits representa?
d) Repita todos os passos anteriores, substituindo a palavra “mar” pelo seu próprio nome.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Esta atividade poderá ser feita individualmente ou em pequenos grupos. Escolha a opção que for mais interessante para a turma. Se for em grupo é importante que todos participem de alguma forma, para assim poder pesquisar e registrar o que está sendo solicitado. Explique a atividade, mostrando passo a passo o local onde está salvo o editor de texto Bloco de Notas (indicamos que já o deixe na área de trabalho), para que os estudantes possam localizar e realizar a proposta de escrever a palavra e salvar o arquivo na área de trabalho. Se achar conveniente, você pode fazer um exemplo mostrando para a turma como eles podem salvar o arquivo e explicar que ele precisa ter um nome, então, sugerimos que seja “teste”.
Após salvar o arquivo na área de trabalho, localizá-lo e clicar com o botão direito do mouse, acessando a área Propriedades, será possível verificar a quantidade de bytes do arquivo de texto que contém a palavra “mar”. Essa quantidade será de 3 bytes, podendo variar de 3 a 8 bytes dependendo da codificação utilizada pelo editor (sugerimos utilizar o Bloco de Notas).
Quando os estudantes localizarem a quantidade de bytes, discuta com eles sobre a relação entre a quantia de letras colocadas no arquivo e o tamanho do arquivo em bytes e peça para eles fazerem o mesmo procedimento utilizando o próprio nome.
A ideia é que eles percebam que a quantidade de letras é relacionada com o tamanho do arquivo em bytes. Além disso, você pode solicitar que os estudantes façam a conversão das unidades de bytes para bits. Para isso, basta multiplicar por oito, pois um byte possui oito bits.
Disponibilize para os estudantes lápis e papel para o registro das atividades. Se estiverem fazendo em pequenos grupos, auxilie para que as tarefas sejam divididas.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Agora que você já entendeu um pouco como funcionam as unidades de medidas de bits e bytes, vamos explorar o tamanho de uma imagem em bytes. Para isso, você precisará buscar uma imagem em um site e salvá-la na área de trabalho do computador.
O desafio é encontrar arquivos no formato de imagens, verificar o tamanho em bytes e buscar entender o que faz um arquivo como esse ser maior ou menor.
Agora siga os seguintes passos:
a) Como você já salvou a imagem na área de trabalho, localize-a e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo. Na sequência, clique em Propriedades e será aberta uma janela com informações sobre o arquivo.
b) Nas informações está contida a quantidade de bytes. Verifique o valor e registre-o.
c) Depois disso, você poderá procurar outras imagens e comparar os tamanhos, prestando atenção na quantidade de cores disponíveis na imagem.
d) O que você percebeu em relação às cores?
Siga as orientações do seu professor (ou professora) sobre como apresentar as suas ideias.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O desafio para os alunos será comparar os tamanhos das imagens em bytes.
a) Como você já salvou a imagem na área de trabalho, localize-a e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo. Na sequência, clique em Propriedades e será aberta uma janela com informações sobre o arquivo.
b) Nas informações está contida a quantidade de bytes. Verifique o valor e registre-o.
c) Depois disso, você poderá procurar outras imagens e comparar os tamanhos, prestando atenção na quantidade de cores disponíveis na imagem.
d) O que você percebeu em relação às cores?
Você poderá iniciar mostrando para os estudantes como salvar na área de trabalho uma imagem encontrada em um site de busca. Depois disso, sugira a eles que busquem primeiramente uma imagem colorida e verifiquem o tamanho dela em bytes. Para isso, eles deverão localizar a imagem salva na área de trabalho e clicar com o botão direito do mouse para verificar as Propriedades do arquivo, identificando assim o seu tamanho em bytes.
Em seguida, peça que façam o mesmo com outras imagens com cores diferentes e também em preto e banco. Assim, os alunos poderão comparar o tamanho dos arquivos e relacionar com as cores das imagens.
O interessante seria realizar a atividade em grupos pequenos.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Apresente para a turma as imagens escolhidas e também o tamanho de cada uma em bytes. Explique o que você observou nas cores da imagem e no tamanho do arquivo em bytes.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os estudantes para apresentarem as imagens escolhidas, solicitando que expliquem porque o tamanho de alguns arquivos no formato de imagens pode ser maior ou menor.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Siga a orientação do seu professor (ou professora) sobre como será feita a publicação do seu projeto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos poderão expor os trabalhos aos colegas em forma de apresentação ou vídeo.