ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
HABILIDADE (BNCC)
(EF01MA16) – Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.
OBJETIVO
Compreender uma sequência de acontecimentos bem determinados para alcançar um objetivo específico.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática apresenta o conceito de algoritmo e a sua aplicação para a realização da atividade caça ao tesouro.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Algoritmo é uma sequência de ações finitas e bem determinadas para solucionar um problema qualquer.
A utilização de algoritmos pode trazer imensas contribuições para a vida do estudante, principalmente na aprendizagem de disciplinas como a matemática, por utilizar a lógica para resolver problemas.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Nesta atividade, os alunos utilizarão uma sequência predeterminada de acontecimentos para a compreensão prática de um algoritmo, e a realização de um labirinto.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Para uma receita dar certo é preciso seguir todos os passos, bem certinho! E quando compramos um móvel ou brinquedo que vem desmontado, recebemos instruções para a montagem.
Os passos que seguimos em uma receita, ou para montar um objeto, podem ser chamados de algoritmo.
Utilize o algoritmo abaixo:
Nome do algoritmo: macarrão a bolonhesa
Ingredientes:
1 pacote de macarrão
5 litros de água
1 cebola
3 colheres (de sopa) de óleo
500g de carne moída
4 tomates, sem pele e sem sementes, picados
1 lata de polpa de tomate
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água para aquecer, até que atinja o nível de fervura, adicione uma colher de sal (ao seu gosto).
Acrescente o macarrão e mexa bem, deixe cozinhar até que esteja al dente e escorra.
Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, até que doure.
Adicione a carne, refogue. Após dourar, adicione o tomate e espere murchar.
Coloque, dentro da panela com a carne, a polpa de tomate, o sal e a pimenta-do-reino.
Acrescente duas xícaras de água e deixe o molho apurar por 15 minutos.
Sirva o molho em cima do macarrão cozido.
Agora, faça um algoritmo de uma receita de bolo. Pesquise quais são os ingredientes, liste-os como variáveis e, em seguida, faça um passo a passo do que é necessário para se obter o bolo.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Determine o tempo para que os alunos resolvam a atividade (cerca de trinta minutos são suficientes).
Cada aluno pode fazer o algoritmo da sua própria maneira. Não existe uma solução correta para a atividade.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Quando aprendemos a usar algoritmos, passamos a pensar de uma forma diferente. Para que isso seja mais claro, use tudo o que aprendeu até agora, crie um passo a passo de como você se prepara para ir ao colégio. Se atente aos detalhes!
Observe como a grande maioria das coisas que você faz, pode servir de base para um passo a passo e, consequentemente, para um algoritmo.
Vamos resolver um problema utilizando o conceito de algoritmo. Suponha que você estava indo de carro para a escola e o pneu furou. Crie um algoritmo que solucione a situação. Você pode fazer a atividade em dupla.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para que a primeira atividade não se estenda muito, delimite os alunos a ações não tão detalhadas. Utilize ações mais gerais, como explicitando como ficará o bolo já assado, por exemplo. Busque elementos que possam fazer o aluno entender a relação de ingredientes com um algoritmo.
Oriente os alunos sobre quais são as ferramentas necessárias para a realização da segunda atividade, pois dúvidas surgirão.
Promova uma discussão entre os estudantes sobre outras atividades cotidianas que possam vir a ser colocadas como um algoritmo e que eles consigam resolver de forma lógica. Dê algumas ideias, como: fazer uma limonada, trocar uma lâmpada, preparar um sanduíche.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Uma caça ao tesouro também é um algoritmo! Os participantes recebem uma lista de passos que devem ser seguidos na ordem certa.
- Trabalhando em equipe com os seus colegas, elabore um caça ao tesouro que seja realizado a partir de passos bem definidos.
- O professor (ou professora) vai indicar a equipe que realizará a caça ao tesouro da sua equipe.
- O grupo indicado para realizar a caça ao tesouro, terá que anotar cada passo, a fim de demonstrar o que pode ser feito a partir de um algoritmo.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Organize a turma em trios ou quartetos para que criem o algoritmo de caça ao tesouro.
COMPARTILHAMENTO
Todo trabalho desenvolvido, seja individual ou em equipe, deve ser compartilhado em um espaço adequado. Faça uma mostra em sala de aula e, posteriormente, com toda a comunidade escolar (docentes, discentes, colaboradores, pais ou responsáveis) para que o trabalho não se torne apenas mais um. Busque formas de divulgação em sua unidade de ensino, seja por meio de mídias sociais ou mostrando aos colegas de outras turmas.