ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG05) – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(PC02RP01) – Identificar, entender e explicar em que situações o computador pode ou não ser utilizado para solucionar um problema.
OBJETIVO
Identificar em quais situações cotidianas o celular pode ser útil.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos relacionar algumas situações em que o celular pode ser útil em nossa vida cotidiana.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: E agora? Quem poderá me ajudar?
Discuta com seu professor (ou professora) e colegas sobre o que assistiram:
- Como Chapeuzinho Vermelho resolveu as situações de perigo que enfrentou?
- O celular foi útil para ajudá-la?
- Se ela não tivesse o celular, dificultaria a resolução das situações apresentadas no vídeo?
- Quais foram as ferramentas do celular que ela usou?
- De que outras formas Chapeuzinho Vermelho poderia pedir ajuda usando o celular? (Entre outros questionamentos).
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Vamos pensar em algumas situações em que o celular pode ser muito útil? Faça uma pesquisa na internet junto com seus colegas e descubram telefones úteis em casos emergenciais.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Separe a turma em duplas ou trios e encaminhe-os para um computador, notebook ou tablet com acesso à internet.
Promova uma discussão coletiva sobre as situações cotidianas em que o celular pode ser útil. Conforme as hipóteses surjam, anote no quadro-negro ou na lousa digital as ideias das crianças.
Ressalte que uma das principais utilidades do celular (em casos de urgência ou emergência) é a comunicação rápida com instituições e órgãos que podem nos socorrer (polícia, bombeiros, serviços de emergência, ambulâncias, entre outros) e também como um meio para pedir ajuda para outras pessoas usando chamadas de voz ou aplicativos de mensagem.
Oriente os alunos a usarem sites de busca da internet para encontrar telefones úteis em casos de urgência e emergência. Caso necessitem, os auxilie a refinar a busca utilizando palavras-chaves de maneira eficiente.
Alguns telefones úteis para as crianças saberem:
- Polícia Militar: 190
- Polícia Civil: 197
- Corpo de Bombeiros/SIATE (situações de trauma: quedas, atropelamentos e acidentes automobilísticos): 193
- SAMU (situações clínicas: infartos e derrames): 192
- Defesa Civil: 199
- Guarda Municipal: 153
- SOS Criança: 156
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Vamos criar uma lista com alguns telefones úteis para casos de urgência e emergência? Para ampliar ainda mais o seu conhecimento, discuta com seus familiares quais são as melhores maneiras de comunicação em situações emergenciais.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Após a pesquisa na rede, peça aos alunos que utilizem um programa de edição de textos para fazerem uma lista com os telefones úteis que encontraram.
Em seguida, auxilie-os a enviar a lista para ser impressa. Ressalte que esses contatos devem estar sempre visíveis e acessíveis em casos de emergência.
Permita que as crianças personalizem suas listas como desejarem, fazendo desenhos, colando adesivos etc.
Sugira que os alunos levem suas listas para casa e as fixem na porta da geladeira, em um mural ou em outro local acessível para todos os familiares.
Envie um bilhete orientando as famílias dos alunos a discutirem situações em que o celular pode facilitar a comunicação. Sugira que completem a lista com os telefones dos familiares, médicos da família, hospitais e demais contatos que julgarem necessários.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Aprendemos muito sobre como podemos usar o celular em situações de urgência e emergência. Agora, que tal usar o celular para compartilhar os seus conhecimentos criando um podcast junto com sua turma?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Explique para a turma o que são podcasts. Selecione alguns de interesse infantil (apropriados para a faixa etária dos alunos) e apresente-os para a turma.
Separe-os em 3 grupos (o número de participantes dependerá da quantidade de alunos).
Convide os grupos a criarem um podcast com o tema: O uso do celular em situações emergenciais.
Oriente-os a produzirem e registrarem um roteiro para o podcast, de acordo com os seguintes tópicos:
- Como irão se apresentar aos ouvintes?
- Em que ordem cada participante irá falar?
- Como iniciarão a “conversa”?
- Quais situações serão relatadas?
- Que soluções apresentarão?
- Como concluirão o diálogo com os ouvintes?
- Como será a despedida?
Após a finalização do roteiro, auxilie um grupo por vez a gravar o podcast no celular, utilizando um aplicativo previamente selecionado e instalado no aparelho, como: Anchor, Audition ToolKit, MP3 Recorder, Audacity, Free Sound, entre outros.
No momento da gravação, encaminhe o grupo para um espaço com boa acústica e sem interferência de barulhos externos. Os demais alunos devem permanecer em outro espaço, realizando atividades com a supervisão de um adulto.
Depois, edite as gravações utilizando um programa de edição de áudio. Muitos dos aplicativos sugeridos já apresentam essa ferramenta também.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Convide seus amigos e familiares para ouvirem os podcasts produzidos pela sua turma.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Promova um momento para que toda a turma escute o resultado dos podcasts produzidos. Posteriormente, façam uma roda de conversa para trocarem opiniões e impressões sobre como foi a experiência.
Chegou a hora de publicar os podcasts! A publicação pode ser feita tanto em aplicativos e sites chamados de agregadores (SoundCloud, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox, entre outros) quanto em plataformas de streaming, como: Spotify e Deezer.
Cada site e aplicativo possui uma maneira própria de envio das mídias, mas todos apresentam instruções para a publicação do podcast.
Nas plataformas de streaming os áudios baixados corretamente são publicados em um prazo que varia entre 2 e 5 dias.
Após a publicação, envie um bilhete para as famílias e faça uma postagem na página do Instagram da turma com o endereço de acesso e um tutorial explicando como encontrar os podcasts.