ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF67LP09) – Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
OBJETIVO
Documentar e sequenciar tarefas de um projeto.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos criar e publicar um jornal on-line com notícias da escola ou da nossa cidade.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Nos últimos tempos os jornais, que antes eram impressos, migraram para a internet. Entre as vantagens estão a economia de papel, a facilidade de atualização e de publicação de notícias de última hora e o acesso fácil dos leitores, independentemente de onde estejam.
A facilidade de publicação na internet, também fez com que surgissem novas publicações com público pequeno, pois o custo de manutenção é bem menor.
E a sua escola, tem um jornal próprio?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Vamos criar um jornal para a escola ou para a sua cidade? Em primeiro lugar, precisamos planejar.
Veja algumas das tarefas relacionadas à produção de um jornal. Trabalhando em equipe, organize uma linha do tempo ou um fluxograma, indicando a ordem em que vocês acham que as tarefas devem ser feitas:
– Escrever as notícias e reportagens;
– Selecionar as seções que o jornal terá;
– Escolher um nome para o jornal;
– Revisar os textos para verificar se não há erros ortográficos ou de digitação;
– Publicar o jornal;
– Escolher os autores dos textos de cada seção;
– Selecionar fotos para ilustrar os textos;
– Organizar os textos e as imagens nas páginas;
– Trocar ideias sobre os possíveis assuntos que serão abordados em cada seção.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Uma sugestão de ordem das tarefas para a elaboração do jornal é esta:
1. Escolher um nome para o jornal;
2. Selecionar as seções que o jornal terá;
3. Trocar ideias sobre os possíveis assuntos que serão abordados em cada seção;
4. Escolher os autores dos textos de cada seção;
5. Escrever as notícias e reportagens;
6. Revisar os textos para verificar erros ortográficos ou de digitação;
7. Selecionar fotos para ilustrar os textos;
8. Organizar os textos e as imagens nas páginas;
9. Publicar o jornal.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Agora é a hora de colocar a mão na massa!
Na produção de um jornal há tarefas que podem ser realizadas por pessoas diferentes:
– Autoria de textos;
– Seleção de imagens;
– Revisão dos textos;
– Diagramação (que é a organização de textos e imagens nas páginas, para ficarem com um visual atraente);
– Revisão final.
Outras tarefas podem surgir como:
– Desenhista;
– Pesquisador;
– Programador ou especialista em tecnologia.
Seguindo a ordem em que as tarefas precisam ser feitas, cada aluno deverá realizar a sua parte, conforme a orientação do professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Distribua as tarefas entre os alunos de acordo com o interesse de cada um.
Acompanhe a turma de perto durante a elaboração do jornal. Ela pode levar vários dias, de acordo com o planejamento que você tem para as aulas.
Antes de realizar a primeira tarefa, você poderá sugerir aos alunos que visitem as páginas de alguns jornais on-line, para entenderem os tipos de seções que eles possuem e exemplos de reportagens que podem servir de inspiração para a turma.
Caso o tempo para a realização do projeto seja curto, oriente os alunos para que realizem algumas tarefas em paralelo.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Antes de disponibilizar o jornal para o público, vamos fazer uma avaliação do processo de criação.
A turma deve responder às seguintes perguntas:
1. A ordem em que organizamos as tarefas estava correta?
2. Algumas tarefas poderiam ter sido feitas ao mesmo tempo?
3. O que poderíamos melhorar na divisão de tarefas?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A avaliação do processo deve ser feita pelos alunos, mas você poderá interferir indicando fatos que observou e que podem ter passado despercebidos por eles.
Sugira um registro da avaliação para que os alunos possam melhorar a forma de trabalho em equipe.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar o jornal e compartilhá-lo com os familiares e amigos?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação do jornal poderá ser feita no formato que for acessível para a turma:
– Uma página da internet;
– Uma apresentação cujo link seja compartilhado;
– Uma página em uma rede social.
É importante que o jornal possa ser visto por outras pessoas da comunidade retratada, para que os alunos tenham um retorno sobre a qualidade do trabalho desenvolvido.