COMPONENTE CURRICULAR: LINGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIA (BNCC):
- Geral:
Competência 1 – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Específicas:
Competência 1 – Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem;
Competência 6 – Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
Competência 7 – Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
Competência 10 – Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
HABILIDADE (BNCC):
(EF05LP16) – Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.
OBJETIVO
Verificar e compreender as informações recebidas via internet, para saber utilizar adequadamente a comunicação em meios digitais.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta proposta apresenta a possibilidade de que o eixo Cultura Digital e o conceito de Cidadania Digital sejam apresentados aos estudantes para discutir sobre práticas de linguagens contemporâneas, por eles utilizadas, com o acesso à internet.
As práticas de linguagem contemporâneas envolvem novas formas de produzir, disponibilizar, interagir e replicar textos que circulam na internet. Dessa forma, a escola precisa passar a considerar como essa prática de linguagem influencia nos contextos públicos, uma vez que o fenômeno denominado como “viralização” pode levar a situações em que as opiniões importam mais do que os fatos em si. Se a internet é vista como ambiente de liberdade de expressão, a demanda que chega à escola é a de contemplar de forma crítica essas novas práticas de linguagem e produção, de maneira que possamos aprender a debater ideias, considerando posições e argumentos contrários (BNCC, 2018).
Compartilhamos ao exposto na BNCC (2018), referente à questão de reflexão perante as práticas de linguagem próprias da cultura digital, com novas formas de interação e compartilhamento de conteúdos, há uma reconfiguração do papel de leitor que passa a ser também produtor, ao comentar em publicações, até mesmo quando apenas compartilha, ele precisa entender o seu papel de disseminador de conteúdo.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
PONTO DE PARTIDA
Inicie dialogando com os estudantes sobre o “consumo de informações vindas da internet”. Introduza questões como:
1) Quanto tempo do seu dia você passa na internet?
2) Durante seu tempo na internet, quanto é dedicado às redes sociais?
3) Que tipo de informações você tem acesso com a internet?
4) É possível afirmar que todas as informações que acessamos na internet são verídicas?
5) Você já ouviu falar sobre Fake News?
PROBLEMATIZAÇÃO
Apresente um exemplo de Fake News e pergunte aos estudantes se eles consideram que esse tipo de conteúdo pode afetar os leitores de alguma forma.
Por exemplo, em uma notícia que circulou por uma rede social digital de mensagens instantâneas, o seguinte texto foi apresentado:
Páscoa solidária Nestlé
As maiores redes de supermercados do Brasil cancelaram seus pedidos de ovos de Páscoa devido à grande pandemia. Para não perder os ovos que já estavam prontos, a Nestlé está doando todo seu estoque esta semana.
Peça o seu aqui!
Eles estão dando e entregando mais de 5.000 ovos de páscoa.
Corra e garanta o seu.
Comente com os estudantes que, geralmente, os textos de notícias falsas enviados nesse tipo de rede social, são acompanhados de links para que os leitores cliquem e realizem um cadastro indicando seus dados pessoais para o recebimento de produtos. Depois, faça uma breve pesquisa (o ideal é que seja anônima nesse momento) para verificar qual é a reação imediata dos estudantes, com a seguinte pergunta:
Se você recebesse esse tipo de mensagem, qual seria a sua reação?
(A) Leio a mensagem e clico no link para verificar.
(B) Leio a mensagem, clico no link, realizo o cadastro e compartilho.
(C) Leio a mensagem e compartilho sem clicar no link.
(D) Leio a mensagem, mas não compartilho e nem clico no link.
(E) Leio a mensagem e procuro alguma maneira de verificar antes de compartilhar.
Após a votação, comente sobre as alternativas e suas implicações, faça a apuração da pesquisa e a divulgação do resultado, comentando sobre a opção mais votada.
Anote na lousa a definição que a turma deu para o termo Fake News, pois ela será retomada no final da atividade.
INTERVENÇÃO
Apresente aos estudantes o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=cSKGa_7XJkg&feature=youtu.be – Como se espalham as notícias falsas — Noah Tavlin.
O vídeo fala sobre “notícias circulares”. No início é apresentada a questão de que em décadas passadas, antes da internet, a maior parte das notícias de alcance global provinham de alguns jornais e agências importantes com recursos para reunir informações diretamente.
Discuta com os estudantes a respeito e questione como eles imaginam que as informações eram compartilhadas antes da internet (comente sobre outras mídias como o jornal impresso, o rádio e a televisão).
No mesmo vídeo é utilizado o termo “wiki”, pergunte se os alunos já o ouviram e explique que se trata de um termo que designa um site colaborativo, ou seja, a partir de um cadastro o leitor do site pode também editar os conteúdos.
Por fim, o vídeo traz a expressão “dando mais tempo para a verdade calçar seus sapatos”, discuta sobre o que isso representa retomando a expressão inicial do vídeo: “Uma mentira pode atravessar meio mundo enquanto a verdade ainda está a calçar seus sapatos”.
Apresente outro vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GB-g6CjPuF8&feature=youtu.be – Como não cair em “fake news“?
Pergunte a opinião dos alunos sobre o fato das notícias falsas, muitas vezes, se espalharem rapidamente pelas redes sociais. Dando continuidade, comente sobre as estratégias apresentadas para verificar se a notícia é falsa, procure saber se elas são conhecidas pelos estudantes e se eles costumam praticar a verificação de notícias.
Sobre a questão da disseminação de informações falsas, a afirmação dos autores do vídeo é a de que essa prática é realizada para ganhar dinheiro, em função dos cliques que os leitores deixam nas postagens. Pergunte aos alunos se eles concordam com isso e quando eles consideram que é importante curtir e comentar determinada publicação.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para continuar as discussões, proponha a seguinte atividade:
1) De acordo com o que foi assistido nos vídeos e com as discussões da turma, vamos fazer algumas verificações e análises do primeiro vídeo assistido:
a) Dos usuários que registraram uma avaliação para o vídeo, a maioria está positiva ou negativa?
b) Na área de comentários, um usuário postou o seguinte texto: “Antes de termos internet, telefone, jornal e etc, os boatos ainda viajam mais rápido do que a verdade. Acho que o verdadeiro problema aqui não está apenas no nível tecnológico, mas também no nível psicológico.” Qual a sua opinião sobre o que foi dito?
c) Outro comentário apresenta o seguinte texto: “Albert Einstein disse uma vez: “99% das citações foram inventadas por alguma pessoa aleatória na internet”. Você acredita que o comentário traz uma informação verdadeira ou falsa?
d) Referente à questão da letra C, você tem algum fato conhecido e fonte de informação que comprove o embasamento para a sua escolha?
Registre se a maioria dos estudantes considerou a questão C, verdadeira ou falsa. De forma coletiva, realizem uma pesquisa que apresenta fontes válidas para indicar se a informação é verdadeira ou não.
Retomando a definição da turma sobre o significado do termo Fake News, explique que em tradução literal do inglês, Fake News significa “notícia falsa” e, que apesar da prática de compartilhar uma notícia falsa não ser exclusiva dos usuários das redes sociais, e tão pouco uma novidade, pois as fofocas quando não são verdadeiras, também podem ser consideradas Fake News, foi com as redes sociais no ano de 2016 que essa expressão ganhou força e hoje é tão utilizada.
Uma Fake News se caracteriza por ser uma notícia totalmente inventada ou apresentar um fato que é verdadeiro, porém de forma distorcida. A justificativa para a criação de uma notícia falsa (como já foi discutido), pode ser para ganhar dinheiro com acessos e curtidas nas redes sociais, para fins de formação de opinião e manipulação de pensamentos e atitudes de pessoas, e com finalidade criminosa, como no exemplo da mensagem que prometia a distribuição de chocolates, que objetivava a descoberta dos dados das pessoas que acessaram a notícia. A Fake News acaba atraindo leitores por ter um título chamativo e, geralmente, polêmico ou curioso.
Explique aos estudantes que há sites especializados que podem ser utilizados para verificar se a notícia recebida em um meio digital é verdadeira ou não. No entanto, os sites normalmente se debruçam em notícias que estão em alta na internet, ou seja, que tiveram muitos acessos e compartilhamentos. Geralmente, o que a equipe que trabalha no site faz é consultar quem divulgou a informação, verificar se a origem da notícia é confiável e se pode ser comprovada.
No exercício realizado sobre o comentário que cita Albert Einstein, dificilmente a comprovação será encontrada em um site especializado de checagem de notícias, pois eles procuram por informações que foram compartilhadas muitas vezes.
Para avaliar se os estudantes sabem diferenciar informações falsas de verdadeiras, apresente os seguintes critérios para a suspeita e identificação de notícia falsa:
- Não acredite em uma postagem lendo somente o título;
- Desconfie da notícia se ela tiver uma manchete que parece ser inacreditável;
- Ao ler o texto, desconfie se as fontes não são identificadas, como os nomes dos envolvidos e o local do acontecimento;
- Confira a data exata da publicação. Esse é um critério que pode ajudar a verificar se a informação foi distorcida, pois, por mais que um dia ela tenha sido verdadeira, se a pessoa não se atentar, poderá interpretar que algo está acontecendo no momento em que realiza a leitura;
- Os vídeos, fotos e áudios que são trazidos na notícia podem ser distorcidos, para conferir, procure por essas mídias em outros sites da internet. Além do que, geralmente, os links que encaminham para essas mídias nas notícias falsas, podem apresentar vírus;
- Procure saber se a notícia está publicada em sites profissionais de imprensa;
- Se a notícia indicar a fonte e mesmo assim você duvidar da informação, consulte diretamente na fonte citada.
Para trabalhar a habilidade de comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê, peça que os estudantes analisem a notícia: Vídeo chocante – Frutas e vegetais testam positivo para Covid.
Disponível em:
Faça um debate entre os alunos e suas opiniões após a checagem, verifique se eles compreendem que as informações recebidas podem ser verdadeiras, falsas, distorcidas, imprecisas e, por isso, é necessária uma leitura crítica sobre as postagens na internet. Por fim, verifique como a maioria dos estudantes classificou a notícia.
COMPARTILHAMENTO
Para compartilhar as aprendizagens sobre a expressão Fake News, sugira para a turma se transformar em uma agência verificadora de notícias. Peça que alunos de outras turmas selecionem alguma notícia que estejam em dúvida, para que passe pelos critérios de identificação de notícia falsa. Após essa etapa, a turma deverá informar aos demais estudantes da escola, de forma oral em uma reunião ou fazendo uma postagem na página da escola, apresentando os critérios utilizados para a verificação e como categorizaram a notícia recebida para avaliação.
Para os alunos:
1) Quanto tempo do seu dia você passa na internet?
2) Durante seu tempo na internet, quanto é dedicado às redes sociais?
3) Que tipo de informações você tem acesso com a internet?
4) É possível afirmar que todas as informações que acessamos na internet são verídicas?
5) Você já ouviu falar sobre Fake News?
Em décadas passadas, antes da internet, a maior parte das notícias de alcance global provinham de alguns jornais e agências importantes com recursos para reunir informações diretamente. As informações e notícias de maior relevância circulavam em mídias como jornal impresso, rádio e televisão.
Atualmente, as Fake News ganharam espaço e, muitas vezes, circulam pelas redes sociais digitais. Essa prática é realizada para ganhar dinheiro em função dos cliques que os leitores deixam nas postagens. Em tradução literal do inglês, Fake News significa “notícia falsa” e, apesar da prática de compartilhar uma notícia falsa não ser exclusiva das redes sociais, e tão pouco uma novidade, pois as fofocas que não são verdadeiras, também podem ser consideradas Fake News, foi com as redes sociais, no ano de 2016 que essa expressão ganhou força e hoje é tão utilizada.
Uma Fake News se caracteriza por ser uma notícia totalmente inventada ou apresentar um fato que é verdadeiro, porém de forma distorcida. A justificativa para a criação de uma notícia falsa (como já foi discutido), pode ser para ganhar dinheiro com acessos e curtidas nas redes sociais, para fins de formação de opinião e manipulação de pensamentos e atitudes de pessoas, e com finalidade criminosa, por meio de links inseridos nas Fake News, o objetivo é descobrir os dados das pessoas que acessam a notícia.
A Fake News acaba atraindo leitores por ter um título chamativo e, geralmente, polêmico ou curioso.
Existem sites especializados que podem ser utilizados para verificar se a notícia recebida em um meio digital é verdadeira ou não. Siga sempre as dicas a seguir:
- Não acredite em uma postagem lendo somente o título;
- Desconfie da notícia se ela tiver uma manchete que parece ser inacreditável;
- Ao ler o texto, desconfie se as fontes não são identificadas, como os nomes dos envolvidos e o local do acontecimento;
- Confira a data exata da publicação. Esse é um critério que pode ajudar a verificar se a informação foi distorcida, pois, por mais que um dia ela tenha sido verdadeira, se a pessoa não se atentar, poderá interpretar que algo está acontecendo no momento em que realiza a leitura;
- Os vídeos, fotos e áudios que são trazidos na notícia podem ser distorcidos, para conferir, procure por essas mídias em outros sites da internet. Além do que, geralmente, os links que encaminham para essas mídias, nas notícias falsas, podem apresentar vírus;
- Procure saber se a notícia está publicada em sites profissionais de imprensa;
- Se a notícia indicar a fonte e mesmo assim você duvidar da informação, consulte diretamente na fonte citada.