ÁREA DE CONHECIMENTO: Matemática
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF04MA03) – Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
OBJETIVO
Compreender, por meio de algoritmos, como resolver e elaborar problemas matemáticos com números naturais utilizando adição e subtração.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática aborda como os recursos tecnológicos disponíveis atualmente podem ser benéficos na resolução de problemas matemáticos e como isso pode ser aplicado no dia a dia.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
A matemática é uma ciência exata que busca resolver problemas cotidianos. Somos apresentados a ela desde que nascemos e não é difícil observar como ela está envolvida em nossas vidas.
Na ida ao mercado, por exemplo, fazemos contas de adição e subtração o tempo todo, ao ponto de isso virar automático na nossa mente.
Com o avanço tecnológico nos últimos anos, temos a opção de facilitar ainda mais o que a matemática nos disponibiliza, além de conseguirmos automatizar muitos cálculos complexos, por meio de algoritmos e programas onde só precisamos entrar com os dados necessários.
Nesta atividade, os alunos resolverão problemas matemáticos envolvendo adições e subtrações de números naturais e criarão um fluxograma com a finalidade de mostrar o passo a passo de um cálculo.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
A matemática surgiu da necessidade da resolução de problemas cotidianos, como a contagem de pessoas.
A primeira vez que se data uma adição, por exemplo, vem de um papiro, que leva o nome de Papiro de Ahmes, do ano 1550 a.C.
Atualmente, a adição e a subtração se tornaram tão comuns no dia a dia, que diversas vezes acabamos fazendo cálculos automaticamente.
Pensando nisso, resolva o seguinte problema utilizando o que você sabe sobre adição e subtração:
A professora de língua portuguesa de Rita pediu para os alunos lerem 3 livros durante todo o bimestre, com 138, 129 e 230 páginas, respectivamente. Coincidentemente, Rita já tinha lido o segundo livro, portanto, quantas páginas precisará ler?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Determine o tempo que os alunos terão para resolver o problema (cerca de cinco minutos são suficientes).
Se os alunos não conseguirem encontrar o resultado, peça para resolverem em casa, individualmente. Também é possível pedir para um dos solucionar o problema no quadro, apresentando a sua forma de raciocínio.
Solução:
138 + 129 + 230 = 497
497 – 129 = 368
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Será que existe alguma forma de automatizar uma conta desse tipo? Será que, mesmo contas mais complexas podem ser automatizadas? Sim, é possível! Para isso, são usadas estruturas com um passo a passo bem determinado para a resolução de problemas, e essas estruturas são o que chamamos de algoritmos.
Para entendermos mais sobre o que são algoritmos e como eles funcionam, utilizaremos um fluxograma. Fluxograma é um diagrama com a finalidade de representar todos os passos de um processo, deixando-os mais claros. Ele tem sempre início, meio e fim, e é composto de símbolos básicos.
As principais simbologias são as seguintes:
Abra o software Draw.io (disponível em: <https://app.diagrams.net/>) e crie um fluxograma de um algoritmo capaz de executar o cálculo que você acabou de fazer. Vejamos o exemplo abaixo:
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos sobre a utilização do software. Lembre-se que não existe uma única forma de fazer o mesmo algoritmo, pois isso é muito pessoal.
Após concluírem a tarefa, proponha uma discussão sobre os benefícios e malefícios de automatizar cálculos. Apresente aos alunos pontos positivos, como a facilidade e a rapidez da conclusão de um cálculo que poderia ser muito mais complexo.
Deixe que os alunos investiguem o software, para que tenham ideia do quanto podem criar a partir da imaginação deles.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
- Crie um fluxograma do passo a passo de um cálculo de adição ou subtração de dois números naturais.
- Peça ao usuário que entre com os dados dos números.
- Esse algoritmo deverá servir para cálculos de adição e subtração, onde o usuário deverá escolher qual operação será feita.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Solução:
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Todo trabalho desenvolvido, seja individual ou em equipe, deve ser compartilhado em um espaço adequado. Faça uma mostra em sala de aula e, posteriormente, com toda a comunidade escolar (docentes, discentes, colaboradores, pais ou responsáveis) para que o trabalho não se torne apenas mais um. Busque formas de divulgação em sua unidade de ensino, seja por meio de mídias sociais ou mostrando aos colegas de outras turmas.