ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
COMPETÊNCIA (BNCC)
- CG 03 – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- CG 05 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- CG 06 – Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
HABILIDADE (BNCC)
De acordo com o CIEB não há indicação direta, porém entendo que seja a mencionada a seguir:
(EI03ET01) – Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
OBJETIVO
Compreender o conceito de memória VOLÁTIL e memória PERSISTENTE.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática se propõe a demonstrar o conceito de memória volátil (RAM) e persistente.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
O ponto de partida dar-se-á pela apresentação de questionamentos, como a persistência ou não dos dados na memória e encerra a sequência demonstrando os tipos e suas características.
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
No mundo da informática, a memória refere-se aos dispositivos que permitem ao computador ou qualquer dispositivo eletrônico armazenar informações de forma permanente ou temporária. Além disso, são categorizadas em diversas classificações, tipos, velocidades e formatos. Nesta sequência, trataremos unicamente do armazenamento temporário ou permanente.
Uma forma de pensar sobre esse tipo de armazenamento é quando precisamos transportar uma informação, por exemplo, um trabalho escolar. Geralmente, vem em mente o pen drive, ou seja, um dispositivo com um tipo de memória que não apaga quando não está energizado.
Outra situação é quando “trava tudo”, seja no videogame, no computador, notebook ou até mesmo no celular e, então, já passa pela nossa cabeça que o dispositivo está com pouca memória, mas a que tipo de memória estamos nos referindo?
O armazenamento temporário é a memória RAM, que vem do inglês Random Access Memory, ou memória de acesso aleatório. Em sua essência, configura-se como um tipo de memória utilizada para o processamento das aplicações durante a execução dos sistemas, ou seja, ela apoia os demais tipos de componentes, como processador e disco rígido, além disso, contribui significativamente para o desempenho do dispositivo eletrônico em questão, todavia, ao efetuar o seu desligamento, a memória é “limpa”, para que em uma nova operação possa ser reutilizada.
A memória Flash possui características eletrônicas semelhantes à memória RAM, mas ao contrário da RAM, ela armazena informações que não são apagadas a cada desligamento. Algumas das características da memória Flash são: ocupação mínima de espaço, baixo consumo de energia, alta resistência, durabilidade e segurança. O pen drive é um dispositivo que utiliza a tecnologia Flash.
A memória RAM depende de diversas características do dispositivo e fica na parte interna dele, já a memória Flash é acessível, por se tratar de um pen drive ou cartão de memória.
Para os alunos:
Vocês sabiam que os computadores perdem a memória de vez em quando? Isso acontece toda vez que ligamos e desligamos um computador, mas não é toda a memória que se perde.
Vocês conhecem o Pen drive?
Existem dois tipos básicos de memória. A primeira é aquela que é totalmente limpa quando um dispositivo eletrônico é desligado. Essa memória chamamos de RAM ou memória de acesso aleatório. Ela possui diversos tamanhos, que chamamos de capacidade, que nada mais é do que a quantidade de informações que podemos inserir nela, porém o seu papel mais importante é o de auxiliar o
processamento de todo o equipamento, aumentando a velocidade e deixando a experiência de uso mais interessante.
O segundo tipo de memória nós chamamos de Flash, que é do tipo de acesso único, ou seja, ela não é apagada toda vez que desligamos o dispositivo eletrônico, possui características semelhantes ao da memória RAM, ou seja, tem capacidade de armazenamento de informações e, além disso, pode ser removida e instalada em outro dispositivo sem perder o seu conteúdo.
Hoje conhecemos a memória RAM e a memória FLASH. Quais outros dispositivos que vocês conhecem que possuem memória RAM e memória FLASH?
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para esta sequência, sugere-se que toda a intervenção seja realizada pelo professor (ou professora), para evitar possíveis danos às máquinas da Sala Multiuso.
Essa prática é sugerida pelo próprio CIEB, disponível em: <https://curriculo.cieb.net.br/curriculo?habilidade=67>.
O objetivo é basicamente demonstrar aos alunos que, quando um texto (ou imagem) é feito e não persistido em um dispositivo de armazenamento (que nesta aula trata-se da memória Flash), ele será perdido ao desligar o computador.
Podemos elencar três passos para exemplificar:
Sequência 1 – Entendendo a memória RAM
Primeiro passo: escolha um notebook, abra um programa de desenho por exemplo, o Microsoft Paint Brush e faça algum desenho na tela.
Segundo passo: desligue o equipamento sem salvar o desenho.
Terceiro passo: ligue o equipamento, abra o Microsoft Paint Brush e demonstre que o desenho não está mais ali.
Sequência 2 – Entendendo a memória FLASH
Primeiro passo: escolha um notebook, abra um programa de desenho por exemplo o Microsoft Paint Brush e faça algum desenho na tela.
Segundo passo: salve o desenho em um pen drive e entregue-o a qualquer aluno da sala.
Terceiro passo: auxilie o aluno na abertura do desenho e apresente-o para o restante da turma.
Atenção, não é recomendado o uso de um editor de texto para a sequência um, como o Microsoft Word, pois ele apresenta a ferramenta de resgate e salvamento automático.
Para encerrar, questione os alunos sobre qual tipo de memória corresponde a cada sequência.
Para os alunos:
Agora vamos observar um experimento simples, realizado pelo professor (ou professora), para distinguir a memória RAM da memória FLASH. Iremos executar duas sequências de observação.
Após a execução das sequências, responda:
Qual delas corresponde à memória RAM e qual corresponde à memória FLASH?
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Como método de avaliação, sugere-se que o aluno apresente as diferenças entre memória volátil e memória persistente.
COMPARTILHAMENTO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Sugere-se a elaboração de cards e/ou página web, para a exposição dos conhecimentos adquiridos sobre memória RAM e memória FLASH.