OBJETO DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
COMPETÊNCIA (BNCC)
- CG 01 – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- CG 02 – Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- CG 03 – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- CG 05 – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF04HI08) – Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
OBJETIVO
Compreender o tráfego de informações e o conceito de largura de banda.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática se propõe a demonstrar o conceito de tráfego de informações e o conceito de largura de banda.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
O ponto de partida dar-se-á pela apresentação de questionamentos, comparação entre o tempo de transmissão de diferentes tipos de informação, como textos e vídeos, além disso, uma breve apresentação da definição de largura de banda e velocidade de tráfego, explorando por exemplo, os anúncios publicitários sobre serviços de internet.
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Devido à pandemia, o uso da internet tornou-se mais frequente do que o habitual, porém, aumentou também o assédio por parte das operadoras de telefonia para o incremento da velocidade e até mesmo para a aquisição de pacotes de dados com um valor mais interessante para a telefonia móvel.
Mas isso desperta em todos nós a curiosidade quanto aos conceitos que envolvem termos como “velocidade da internet” ou “pacote de dados”.
A velocidade da internet ou largura de banda, sendo este último o termo técnico adequado, é a capacidade de transferência de dados que o provedor de internet libera para a sua residência ou empresa, para a transmissão e recepção de dados.
Por exemplo, quando você adquire um pacote de 20 Mbps, significa que você pode fazer o download (baixar) de um arquivo a uma taxa de 20 Megabits por segundo, ou 20.000.000 de bits a cada segundo, o que em MegaBytes seria algo em torno de 2,5 MegaBytes a cada segundo, logo, um vídeo de 10 MegaBytes, seria totalmente disponibilizado localmente em aproximadamente quatro segundos.
Se você desejar fazer o download de vários arquivos ao mesmo tempo, como acontece quando você navega em uma página na internet, ou acessa o Facebook, essa largura de banda é dividida para cada informação individualmente.
Um conceito importante para destaque é, como trata-se de uma via de tráfego de informações, ela pode ter tanto o sentido provedor-usuário, que chamamos de download, quanto usuário-provedor, que chamamos de upload, que de forma equivalente a dita anteriormente, também possui uma taxa de transferência que geralmente é inferior à taxa de download.
E quando nos deparamos com uma propaganda assim:
Temos uma informação que causa uma espécie de confusão, com o conceito de tráfego, mas nesse caso, está relacionado ao questionamento: “Quanto nós consumimos em bytes em um determinado tempo?” e não “Qual a velocidade do consumo?”.
Esse conceito está relacionado ao pacote de dados.
O pacote de dados é a parte do seu contrato com a operadora, ou seja, é a quantidade de informações que o usuário poderá enviar e receber via rede em um determinado período. Em geral, cada pacote é renovado a partir do uso dos dados a que o usuário tem direito ou em períodos mensais, diários, quinzenais ou semanais.
Um pacote de dados pode ter também serviços que não interferem na franquia e benefícios adicionais, como a possibilidade de serem utilizados fora da área de registro do cliente. Além disso, alguns permitem o uso da internet mesmo após a franquia ser esgotada, mas com a velocidade reduzida (ou o pagamento de valores adicionais para a retomada do acesso em velocidade completa).
Existem ferramentas que auxiliam no monitoramento deste consumo, cada aparelho possui o seu em particular, mas para ilustrar podemos analisar a imagem abaixo:
Instigue os alunos sobre a pergunta feita no final do vídeo:
“Tenho um vídeo e uma mensagem de texto, o que será entregue ou visto de forma mais rápida e qual a relação disso com a largura de banda?”
Para os alunos:
Durante a pandemia, começamos a utilizar a internet de forma mais frequente do que o habitual, com isso, o número de propagandas para “aumentarmos a velocidade”, ou contratar “um pacote de dados maior”, aumentou, mas vocês já se perguntaram, o que está por trás dessas propagandas?
A velocidade da internet ou largura de banda é a capacidade de transferência de dados que o provedor de internet libera para a sua casa ou escola.
Por exemplo, quando você adquire um pacote de 20 Mbps, significa que você pode fazer o download (baixar) de um arquivo a uma taxa de 20 Megabits por segundo, ou 20.000.000 de bits a cada segundo, o que em MegaBytes seria algo em torno de 2,5 MegaBytes a cada segundo, logo, um vídeo de 10 MegaBytes, seria totalmente disponibilizado localmente em aproximadamente quatro segundos.
Se você desejar fazer o download de vários arquivos ao mesmo tempo, como acontece quando você navega em uma página na internet, ou acessa o Facebook, essa largura de banda é dividida para cada informação individualmente.
Essa via é de mão dupla, ou seja, ela tanto vai da sua casa para o provedor de internet (upload), quanto vem do provedor para a sua casa (download).
E quando nos deparamos com uma propaganda assim:
Temos uma informação que causa uma espécie de confusão, com o conceito de tráfego, mas nesse caso, está relacionado ao questionamento: “Quanto nós consumimos em bytes em um determinado tempo?” e não “Qual a velocidade do consumo?”.
Esse conceito está relacionado ao pacote de dados.
O pacote de dados é a quantidade de informações que o usuário poderá enviar e receber via rede em um determinado período. Em geral, cada pacote é renovado a partir do uso dos dados a que o usuário tem direito ou em períodos mensais, diários, quinzenais ou semanais, uma vez que acabe esse pacote, você irá contratar um novo pacote, ou renová-lo.
Existem ferramentas que auxiliam no monitoramento deste consumo, cada aparelho possui o seu em particular, mas para ilustrar podemos analisar a imagem abaixo:
Para refletir:
“Tenho um vídeo e uma mensagem de texto, o que será entregue ou visto de forma mais rápida e qual a relação disso com a largura de banda?”
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para exemplificar o conceito de largura de banda, recomenda-se a utilização de um velocímetro, ou seja, uma ferramenta on-line, que envia um pacote de bits a um determinado destino e recebe um pacote de bits de um determinado destino, com isso, medindo a velocidade de download e upload da conexão corrente.
A aula é expositiva, ou seja, abra em um computador o link: <https://www.copeltelecom.com/site/speedtest>. Clique no botão INICIAR.
Em tempo real será possível demonstrar aos alunos a evolução da medição:
Baseado no velocímetro, explore os conceitos que são demonstrados, como o envio de pacotes e recebimento de pacotes, além do que foi discutido sobre a largura de banda.
A imagem mostra os pacotes que saíram de um determinado local pela operadora Vivo até um determinado local pela operadora Copel Telecom.
Para os alunos:
O professor (ou professora) irá demonstrar a “medição” da velocidade da internet – “Nossa, é possível isso?”, a resposta é: “Sim é possível!”.
Para isso, utilizaremos um velocímetro, ele enviará um pequeno pacote da sua residência/escola, até a operadora de internet, e assim como uma bola de pingue-pongue vai retornar para testarmos a velocidade nos dois sentidos da informação.
Observe o velocímetro e responda:
Qual é a velocidade da internet para a recepção de dados?
Qual é a velocidade da internet para o envio de dados?
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Como método de avaliação, sugere-se:
1) Apresentar aos alunos dois ou mais anúncios de largura de banda e questioná-los: “Qual é a melhor aquisição?”
2) Baseado no questionamento, pedir a justificativa das devidas respostas.
COMPARTILHAMENTO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Sugere-se a elaboração de cards, página web, para a exposição ampla de conceitos relacionados ao tráfego de informações e conceito de largura de banda.