COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
HABILIDADE (BNCC)
(EF09GE11) – Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
OBJETIVO
Explorar a industrialização como agente fundamental de mudança nas relações de trabalho, fazendo uma análise das profissões (e ramos de atuação) do passado e do futuro.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Você já pensou que o que hoje é imprescindível para nós poderá ser totalmente descartável em breve? Como isso afetará as relações humanas e de trabalho num futuro próximo? A inteligência artificial substituirá as ações humanas? Vamos discutir!
PROBLEMATIZAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Buscar elementos que integrem o conceito a ser estudado e o cotidiano do aluno é fundamental. Neste sentido, explore com eles as profissões e/ou ramos de atividade que eram considerados fundamentais no século passado e que hoje ou estão extintos ou têm pouca procura. Encontre elementos que tragam à tona essa disparidade e explore com eles o que aconteceu com esses profissionais. Cite exemplos da sua infância e observe a reação dos estudantes. Em seguida, apresente o vídeo “12 Profissões Que Irão Desaparecer Nos Próximos 20 Anos”, do canal Além da Matrix, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vSOtrrLW3vA>.
Para os alunos:
Vamos imaginar a seguinte situação: Quando meus avós eram jovens, não havia recursos financeiros suficientes para que quando um sapato furasse, fosse reposto com um novo. Então, eles levavam o sapato ao “sapateiro”, profissional responsável por diversos consertos em todo o tipo de calçado. Essa profissão ainda existe hoje, mas pelo fácil acesso e crédito para compras de calçados novos, o número de sapateiros e de sapatarias foi extremamente reduzido. Você consegue imaginar outra profissão que foi perdendo a sua importância com o passar dos anos?
Conseguiu pensar em algo? E será que as profissões que existem hoje deixarão de existir em breve? Vamos assistir ao vídeo “12 Profissões Que Irão Desaparecer Nos Próximos 20 Anos”, do canal Além da Matrix, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vSOtrrLW3vA>.
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Neste momento, busca-se um alinhamento entre o contexto apresentado na problematização e o tema central desta proposta: as profissões do futuro. Com isso, é necessário trazer o embasamento teórico que propicie ao aluno constatar que algumas profissões de alta necessidade no passado, hoje já nem existem mais, além de outras profissões que serão fundamentais no futuro e que ainda não existem. Para isso, deve-se realizar um apanhado geral referente a todas as fases da Revolução Industrial (primeira, segunda, terceira), até chegarmos ao que hoje chamamos de quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Explore com seus alunos o artigo “23 profissões do futuro: conheça as possibilidades”, disponível em: <https://ead.ucs.br/blog/profissoes-do-futuro>.
Para os alunos:
Vamos fazer uma retomada sobre como algumas profissões surgiram, desapareceram e outras que ainda surgirão a partir da tão conhecida Revolução Industrial.
- Primeira Revolução Industrial (1760-1840)
Maior potência mundial à época e berço da primeira revolução industrial, a Inglaterra proporcionou ao mundo uma ideia mecanizada de produção, de pouca mobilidade e que em suma substitui o trabalho humano pelo das máquinas. Esta etapa caracterizou-se pelo aumento da produtividade, assumindo o caráter capitalista dos negócios. Como principal expoente desse período estão as grandes indústrias têxteis.
- Segunda Revolução Industrial (1850 – 1945)
A partir da metade do século XIX em diante, os processos de produção foram potencializados por investimentos em estudos científicos, onde as máquinas foram aprimoradas e a capacidade de produção aumentada significativamente. Deste modo, o processo industrial expandiu-se para vários outros países, destacando-se EUA, França e Japão. Elementos fundamentais para a primeira fase da revolução industrial, carvão e ferro aliados às máquinas à vapor são substituídos pela eletricidade, o aço e o petróleo. Surgem grandes ferrovias para que a produção seja escoada, além do surgimento de grandes modos de produção, conhecidos como fordismo e taylorismo. Esta fase tem seu término ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
- Terceira Revolução Industrial (1945 – …)
Marcada pelo aprimoramento dos processos industriais por meio da ciência e tecnologia. Neste campo, destacam-se ramos como robótica, informática, telecomunicações, genética, dentre outros. Em suma, a globalização mudou o campo industrial, os processos se tornaram cada dia mais acelerados e as relações pessoais tornaram-se mais próximas. Esta fase também é responsável pelo aumento expressivo das multinacionais, consolidando assim o capitalismo financeiro como premissa. O Plano Marshall, ajuda financeira estadunidense aos países aliados no pós-guerra, intensificou o processo de expansão do capitalismo, na busca pelo aprimoramento da produção. Neste ponto, os recursos naturais foram cada dia mais utilizados e, portanto, a preocupação com o meio ambiente tornou-se fundamental.
Agora que já relembramos um pouco a respeito dos processos e fases das três revoluções industriais, vamos pensar a respeito da Indústria 4.0 ou quarta fase da revolução industrial. Analisaremos como a Inteligência Artificial (IA) poderá/deverá substituir os humanos em atividades cognitivas. A pergunta não é se e sim quando essa substituição ocorrerá! Para quem pensa que a IA é algo novo, está muito enganado. Os primeiros relatos de trabalhos em IA datam da década de 40, realizados por Warren McCulloch e Walter Pitts, apresentando um modelo que seriam basicamente neurônios trabalhando em dois modos diferentes: “ligado e desligado”, podendo alterar esses estímulos a partir de uma rede de novos “neurônios” interligados por uma rede de computadores. Vamos agora assistir ao vídeo “O futuro do seu emprego”, do canal Nerdologia, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qVGxWi6XDAI>.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
É possível pensarmos se a profissão que hoje queremos será útil nos próximos anos? E as profissões que desapareceram? Vamos estabelecer uma relação do que aprendemos com o que pensamos para o nosso futuro. Com a utilização de aplicativos de texto e imagens, façamos uma linha do tempo com as profissões que desapareceram, as que estão em alta atualmente e as que são consideradas profissões do futuro. Utilize a sua criatividade! Busque imagens para ilustrar. Por fim, salve e compartilhe com os colegas.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Busque nesse momento de criação aguçar a criatividade de seus alunos, bem como lembrá-los de fazer sempre a ligação com o que foi estudado anteriormente. Leve-os a conectar todas as fases da Revolução industrial até chegarmos à Indústria 4.0.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Que tal compartilharmos as atividades com os colegas e discutirmos as ações geradas para chegarmos à linha do tempo? Utilize suas redes sociais para tal fim, além de “marcar” seus colegas para que mais pessoas possam visualizar sua produção.