COMPONENTES CURRICULARES: Geografia e Língua Portuguesa
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
HABILIDADE (BNCC)
(EF08GE13) – Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
(EF69LP15) – Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos ou polêmicos.
OBJETIVO
Explorar como o avanço tecnológico modificou a forma de comunicação entre as pessoas em diferentes épocas e utilizar aparatos diferentes. Demonstrar que a comunicação é de fundamental importância para o desenvolvimento e o relacionamento humano.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Após desembarcar em uma nova terra, Pero Vaz de Caminha assim descreveu a recém descoberta para o rei de Portugal, D. Manoel I:
“De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares […]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.”
Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F. FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.
Como podemos observar, a forma de comunicação adotada por Pero Vaz de Caminha com D. Manoel I era em forma de carta, manuscrita e com uma linguagem adequada à época. A carta, denominada “Carta a el-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil” foi levada ao monarca por Gaspar de Lemos, um dos maiores navegadores da época.
Hoje em dia o ato de escrever uma carta tornou-se tão obsoleto que nem sequer cogitamos a possibilidade quando precisamos nos comunicar com alguém que está longe. WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, dentre outros aplicativos instalados em qualquer smartphone, que se utilizam de redes de internet, fazem o elo entre as pessoas. Até mesmo o telefone fixo, objeto tão desejado entre adultos das décadas de 1980 até meados dos anos 2000, entrou em desuso.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Como o avanço tecnológico no ramo das telecomunicações possibilitou uma maior interação entre pessoas que estão muito distantes umas das outras?
INTERVENÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Procure na literatura elementos que expliquem como os modos de comunicação entre os humanos foram se desenvolvendo até chegar ao ponto que nos encontramos hoje, fazendo chamadas de vídeo instantâneas em qualquer lugar do mundo com acesso a uma rede de internet. Construa uma linha do tempo, podendo fazer analogia com o famoso ditado “fazer sinal de fumaça” para comunicar-se. Para a pesquisa que será pedida aos alunos, utilize um buscador qualquer da internet ou mesmo a Wikipedia baixada no servidor da plataforma.
Para os alunos:
Vamos fazer uma pesquisa referente à evolução das telecomunicações, principalmente no Brasil, no século XX. Além disso, assistiremos uma animação sobre a história das telecomunicações. Acesse o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F7KH3oR6Kdo>.
Feita a pesquisa, responda às seguintes questões:
a) Qual o marco fundamental para o avanço das telecomunicações no Brasil?
b) Por que o telefone fixo se tornou algo tão obsoleto em relação aos smartphones?
c) Na sua opinião, qual o próximo passo do setor de telecomunicações?
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Utilizando o aplicativo de texto disponível em seu dispositivo, escreva uma carta, imaginando que será entregue para pessoas que viveram nos séculos XIX, XX e XXI. Lembre-se de que a linguagem/expressão é completamente diferente da utilizada atualmente. Depois, imagine o modo que as pessoas receberiam a sua carta/trecho. Faça um quadro comparativo entre esses modos de escrita, além do modo de entrega. Analise todas as opções possíveis.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Nesta atividade, instigue seus alunos a pensarem nas formas de comunicação e linguagem utilizadas para a escrita. Para isso, podem ser utilizados documentos que facilmente são encontrados na internet. Faça as devidas correções evitando problemas de coesão e coerência.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos compartilhar a pesquisa realizada e as cartas produzidas? Crie uma apresentação de slides no aplicativo disponível em seu dispositivo. Troque ideias com seus colegas para também saber como pensaram em escrever suas cartas.