ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagens
COMPETÊNCIA (BNCC)
(CG05) – Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF15LP09) – Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
OBJETIVO
Compreender o que são softwares e quais as suas funcionalidades em nosso cotidiano.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos compreender o que são softwares e conhecer alguns programas e aplicativos que fazem parte do nosso dia a dia e que podem nos ajudar a tornar algumas atividades diárias mais fáceis e rápidas.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo: O que são softwares?
Agora, discuta com seu professor (ou professora) e colegas sobre o que assistiram:
- Onde os softwares são encontrados?
- Para que eles servem?
- Quem conhece algum software que utilizamos com frequência?
- Vocês possuem dispositivos digitais com softwares instalados?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
- Vocês sabiam que os aplicativos utilizados no celular, no notebook e no tablet também são softwares?
- Vocês conhecem esses símbolos?
- Quais desses aplicativos vocês usam?
- Para que eles servem?
- Em que ocasiões vocês utilizam esses aplicativos?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Utilizando cartolina, papel cartaz ou outro suporte de sua preferência, crie um painel, em tamanho grande, com os símbolos de alguns aplicativos conhecidos pelas crianças: WhattsApp, Instagram, YouTube, Facebook, Netflix, Disney+, Spotify, Waze, entre outros que considere importante, conforme o exemplo abaixo:
Imprima as imagens em tamanho grande, recorte-as e cole-as no suporte escolhido. Procure um lugar bem visível, no ambiente multiuso, para fixar o painel. Convide a turma para contemplá-lo e instigue-os a identificarem os símbolos dos aplicativos que conhecem.
Estimule os alunos a pensarem sobre as ocasiões em que utilizam esses programas, onde os ícones são encontrados (no computador, na televisão, no tablet etc.) e para qual finalidade os aplicativos são acessados.
Conforme a discussão avançar, anote as respostas das crianças na lousa e, posteriormente, transcreva-as em um cartaz.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Agora que já conhecem diferentes softwares e suas respectivas utilidades, vamos utilizar um programa muito divertido que nos ajudará a registrar o que aprendemos.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Antes de iniciar a atividade, verifique se o programa Microsoft Paint está corretamente instalado e atualizado em todos os dispositivos digitais que disponibilizará aos alunos (computadores, notebooks e/ou tablets.). Deixe os programas já abertos nos dispositivos para facilitar o trabalho.
Mostre para a turma todas as possibilidades do programa e como cada ferramenta funciona. Para isso, pode-se projetar a tela do computador usando um projetor e um telão ou uma lousa digital.
Após a explicação, separe a turma em duplas e as direcione para um dispositivo digital. Caso haja um dispositivo para cada aluno, a proposta pode ser feita individualmente.
Permita que os alunos explorem livremente todas as possibilidades proporcionadas pelo programa e divirtam-se fazendo rabiscos e desenhos.
Transite pelo ambiente, observe como cada um está interagindo com o programa e mostre-se disponível para ajudá-los, sempre que necessário.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Vamos registrar o que aprendemos por meio de desenho e escrita? Usem o programa Paint e façam uma ilustração para representar o que foi compreendido sobre os softwares. Se desejarem, podem adicionar palavras usando a ferramenta de texto. A produção será impressa para fazer parte de uma exposição.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Convide os alunos para que criem no Paint um desenho que represente o que eles aprenderam sobre os softwares. Caso queiram e dominem a escrita, podem também escrever palavras usando a ferramenta de texto.
Depois que todos terminarem suas produções, imprima os trabalhos e incentive-os a mostrarem o resultado para a turma.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Convide sua família para visitar a exposição de desenhos da turma! Nessa ocasião, você pode contar aos seus familiares tudo o que aprendeu sobre os softwares e como eles podem facilitar o nosso dia a dia.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Organize em uma parede ou em outro espaço disponível no ambiente multiuso uma exposição com o tema: O que são softwares?
Nesse espaço, exponha as produções das crianças, o painel com os logotipos dos aplicativos e o cartaz com o registro das falas delas que foi produzido durante a discussão coletiva do tema.
Se desejar enriquecer mais essa mostra, inclua imagens e reportagens sobre a temática ou ainda fotos e vídeos da turma participando das produções durante as aulas.
Envie um convite para as famílias com dia e horário de visita para a exposição da turma.
Para os alunos:
Você sabia que o aplicativo Instagram é um dos mais usados no mundo? Esse software serve para as pessoas compartilharem com outros usuários situações de suas vidas, por meio de fotografias, textos e pequenos vídeos.
Que tal fazermos juntos uma página no Instagram da nossa turma? A cada semana, uma criança será escolhida para alimentar a página com fotos e textos sobre o seu final de semana.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Crie uma página privada no Instagram para a turma. Administre a página e selecione os conteúdos que serão postados semanalmente.
Envie um bilhete para as famílias, explicando como a dinâmica irá funcionar e os convidando para que sigam a página. Por se tratar de uma página privada, somente as solicitações das famílias dos alunos devem ser aprovadas.
Semanalmente, escolha uma criança, por meio de sorteio ou outro método que julgar justo, para que envie fotografias (no máximo dez imagens) com legendas contando como foi seu final de semana (o que fez, onde foi, com quem se encontrou etc.). Podem também gravar e enviar vídeos curtos para serem postados nos stories da página.
Incentive os alunos e suas famílias a acompanharem os posts da página e a interagirem com o conteúdo, curtindo e fazendo comentários nas postagens.