ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HABILIDADE (BNCC)
(EF69LP38) – Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.
OBJETIVO
Analisar as tomadas de decisão sobre usos da tecnologia e suas relações com a sustentabilidade.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos analisar formas de economizar energia nos aparelhos que usamos.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Você sabe o que é stand by? Você sabia que alguns aparelhos eletrônicos que parecem desligados, na verdade estão em stand by?
Leia o artigo a seguir para entender um pouco mais sobre esse termo: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/standby-x-aquecimento-global.htm>.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Analise os aparelhos eletrônicos da sua casa para descobrir quais parecem que estão desligados, mas não estão. Uma dica é observar se, mesmo com esses aparelhos desligados, existe alguma luz que fica acesa ou se eles têm um relógio digital que continua funcionando.
Faça uma lista de quantos aparelhos desses há na sua casa. Aproveite também para verificar a conta de luz e descobrir quantos quilowatts são consumidos por mês.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos sobre a pesquisa que será realizada. Eles deverão entregar uma lista dos aparelhos existentes nas suas respectivas residências que possuem o recurso de stand by. Você também poderá indicar que, ao invés de fazerem uma lista, fotografem os aparelhos para mostrar que estão em stand by.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Assista ao vídeo a seguir, que indica como diminuir o consumo de energia desligando completamente alguns aparelhos que usam o stand by: <https://www.youtube.com/watch?v=cUAu9cM18vc>.
Depois de assistir ao vídeo, responda às perguntas a seguir. Se necessário, pesquise o significado das palavras desconhecidas:
- O que é Watt (W)?
- O que é um quilowatt (kW)?
- O que é um Wattímetro?
- Quantos quilowatts são consumidos por mês na sua casa, aproximadamente?
- Quais são as quatro classificações para os aparelhos que têm o modo stand by?
- Como você pode verificar se há consumo sem usar um Wattímetro?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Para responder às questões, os alunos poderão realizar pesquisas sobre as palavras que desconhecem ou você poderá explicar o significado de cada uma. Sobre o consumo da casa, precisarão utilizar a informação pesquisada no passo anterior.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Trabalhando em equipe, elaborem um manual informativo sobre maneiras de economizar energia controlando o uso do stand by nos aparelhos utilizados em casa. O manual poderá indicar como verificar quais aparelhos possuem o recurso e como selecionar quais devem ser desligados por completo quando não estiverem em uso.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos deverão elaborar um manual de orientação sobre economia de energia, focando na diminuição dos aparelhos ligados em stand by.
Você poderá orientá-los sobre as seções que serão contempladas no material. Por exemplo:
- O que é stand by?
- Que tipos de aparelho usam o recurso?
- Qual pode ser o consumo de um aparelho em stand by?
- Quais aparelhos podem ser desligados e quais devem ser avaliados antes de decidir?
O manual poderá ser feito no papel ou digitalmente.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos compartilhar o manual com amigos, familiares e com a comunidade? Assim, todos poderão colaborar para que o consumo de energia seja reduzido!
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos sobre a publicação ou o compartilhamento do trabalho realizado.