ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
HABILIDADE (BNCC)
(EF04MA27) – Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
OBJETIVO
Entender que a representação das letras na linguagem do computador é feita por um código.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos utilizar códigos para representar letras do alfabeto.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Além das letras e algarismos que usamos para nos comunicar por escrito, existem outros sistemas de códigos!
Você já deve ter visto as pessoas se comunicarem por meio de sinais, quando possuem alguma deficiência auditiva. Veja abaixo o Alfabeto Manual, que é usado para a escrita de palavras que não possuem um sinal específico em Libras:
Os deficientes visuais também possuem seu próprio alfabeto. Ele é formado por pontinhos que podem ser interpretados por meio do tato com as pontas dos dedos:
Outro sistema que possui seu próprio alfabeto é o código Morse, usado antigamente na transmissão de mensagens por rádio ou telégrafo.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Observe o código a seguir e decifre a mensagem substituindo os símbolos pelas letras relacionadas a eles.
Mensagem:
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos deverão decifrar a mensagem fazendo as substituições indicadas na tabela.
Gabarito: UMA MENSAGEM SECRETA PODE SER ESCRITA TROCANDO AS LETRAS POR SÍMBOLOS.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Como você viu no vídeo que abriu a atividade, os computadores, quando guardam informações, também usam um código para cada letra.
Observe a tabela ASCII com as letras do alfabeto e os seus respectivos códigos:
Responda as perguntas a seguir:
a) Quais símbolos são usados nos códigos compreendidos pelo computador?
b) Quantos símbolos diferentes você identificou?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos deverão analisar os códigos usados para as letras do alfabeto e identificar:
a) Que os códigos utilizados são formados por dois símbolos, que podem ser algarismos e as letras de A até F.
b) Que os códigos utilizam 16 símbolos (por isso são chamados de hexadecimais).
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Escreva uma mensagem em português e depois a codifique usando a tabela ASCII. Em seguida, troque com um colega para que ele decifre a mensagem.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos para criarem uma mensagem não muito longa. O ideal é que ela tenha de 3 a 5 linhas. Depois, eles deverão codificar a mensagem. A mensagem codificada será trocada com um colega que deverá decifrá-la.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar a mensagem criada para que outras pessoas tentem decodificá-la? Siga as orientações do seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação das mensagens elaboradas pelos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.