ÁREA DE CONHECIMENTO: HISTÓRIA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
HABILIDADE (BNCC)
(EF09HI33) – Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
OBJETIVO
Compreender o conceito de criptografia e a sua aplicação para a segurança no tráfego de informações em redes.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos compreender a função da criptografia nas comunicações.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo a seguir para entender a necessidade de segurança nas comunicações. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VDq_9eOeq-o>.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Trabalhando em dupla com um colega, criem uma maneira de comunicar uma mensagem que somente vocês dois entendam.
Em seguida, o professor separará as duplas e entregará uma palavra para um dos membros de cada uma, sem que ninguém mais veja. A mensagem deverá ser passada para o outro aluno da dupla sem que eles se aproximem e sem que ninguém mais da turma a compreenda.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos ainda não conhecem métodos de codificação, mas a dinâmica servirá para estimular a criatividade deles.
Divida a turma em duplas, deixe que combinem um código para se comunicarem por escrito e de forma secreta.
Separe um número de pedaços de papel equivalente à quantidade de duplas. Escreva em cada pedaço de papel uma palavra diferente e cada uma delas com seis ou mais letras.
Separe as duplas e entregue a um aluno de cada dupla um dos papéis que você preparou, sem que ninguém mais da sala veja. O aluno deverá ler a palavra e comunicá-la ao seu colega. Essa comunicação poderá ser codificada por escrito, por gestos ou por sons, mas todos da turma poderão assistir a transmissão da mensagem.
Em seguida, o colega deverá indicar a tradução.
Posteriormente, essa atividade poderá ser discutida com a turma da seguinte maneira:
1. Quem criou o melhor código?
2. Algum dos códigos criados foi fácil de ser descoberto pela turma?
3. Algum código não deu certo? Por quê?
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Assista ao vídeo a seguir, que fala sobre os códigos que já foram utilizados para a comunicação secreta: <https://www.youtube.com/watch?v=4ko1ZDpkc9E>.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Depois de assistirem ao vídeo, promova uma conversa sobre os códigos apresentados e se algum deles é parecido com os códigos que a turma criou.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Junto com o professor (ou professora), a turma escolherá um código de criptografia para estudar.
Em seguida, cada dupla deverá elaborar uma mensagem criptografada usando esse código. Escolha com o seu parceiro uma frase bem legal, mas tenham cuidado para que ela não seja ofensiva ou de mau gosto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Junto com os alunos, escolha um dos códigos apresentados no vídeo e crie uma tabela de conversão.
Em seguida, cada dupla deverá escolher uma frase e convertê-la para uma versão codificada.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar as mensagens secretas em um local onde as pessoas possam tentar decifrá-las? Posteriormente, será publicada a tabela de decodificação para que as pessoas verifiquem se conseguiram desvendar o código secreto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Publique as mensagens codificadas pelos alunos, convidando a comunidade escolar para decodificá-las.
Alguns dias depois, a tabela de decodificação deverá ser publicada no mesmo lugar.