COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF04HI08) – Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
OBJETIVO
Compreender como proteger a própria identidade e a dos outros no meio digital.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos investigar como as informações pessoais podem estar na internet, de forma segura ou não.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Você sabia que um dos memes mais antigos da internet é a foto de um garoto chinês chamado Xiao Pang? As pessoas comuns estavam aprendendo a usar os programas de edição de imagens e a foto desse garoto foi editada milhares de vezes, criando imagens engraçadas e curiosas.
O garoto da foto ficou tão famoso por causa dos memes, que resolveu se aproveitar disso para investir na carreira de ator.
E você, gostaria que uma foto sua se tornasse um meme?
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
A foto de Xiao Pang foi compartilhada e editada por pessoas que nem o conheciam, mas que a encontraram na internet.
E você, tem alguma foto na internet que é acessível para qualquer pessoa?
Forme dupla com um colega. Cada um pesquisará sobre o seu parceiro para verificar se há fotos públicas dele ou dela na internet.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Discuta com os alunos sobre qual pode ter sido o sentimento do garoto que teve a sua foto editada e compartilhada. Talvez alguns achem a ideia legal (por se tornarem celebridades), mas outros podem dizer que não gostariam de sofrer tamanha exposição (por serem tímidos, por se sentirem ridicularizados).
Explique para eles que existem regras que não permitem que a imagem seja usada sem a permissão do dono, mas que muita gente não respeita isso. Informe que a regra se aplica, inclusive, ao uso de imagens que não trazem a pessoa, mas que são de propriedade dela, e também a textos e dados pessoais. Para evitar que isso aconteça, é importante estar ciente do que está sendo postado, e onde.
Trabalhando em duplas, os alunos deverão pesquisar fotos do colega ou da colega a partir do seu nome completo. A profundidade da busca dependerá do quanto você considerar seguro investigar. Por exemplo, se o aluno possuir um nome comum, pode ser mais difícil encontrar um dado exato. Mas, se o nome for raro e houver uma conta em redes sociais, é mais fácil localizar informações sobre alguém em específico.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Além da imagem, outros tipos de dados pessoais podem acabar na internet sem que a gente queira: endereço, número de telefone, número do RG e do CPF. Com essas informações, pessoas mal-intencionadas podem realizar roubos digitais, contrair dívidas em nome de outras pessoas e até mesmo planejar sequestros.
Faça uma pesquisa conversando com seus familiares mais velhos, e descubra duas regras de segurança para evitar que informações pessoais fiquem acessíveis para gente mal-intencionada.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A leitura de um texto sobre segurança não é tão efetiva quanto a discussão de informações trazidas pelos próprios alunos.
Organize um momento para que eles apresentem os resultados da pesquisa. É provável que tragam histórias sobre situações de roubo de dados. Explique que não devemos ter medo de usar a internet, mas adotar procedimentos de segurança para evitar ser vítima de roubo de dados.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Junto com os colegas, elabore um documento com as principais regras para o uso seguro da internet e para que dados pessoais não sejam compartilhados.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Peça aos alunos que criem uma lista de regras sobre a navegação segura na internet. Caso fique muito longa, eles poderão organizá-la de acordo com o recurso referido: preenchimento de formulários, compartilhamento de imagens, compras pela internet e redes sociais.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos publicar a lista de orientações para que mais pessoas fiquem informadas sobre segurança na internet?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A publicação da produção dos alunos poderá ser feita no blog da turma ou em outro meio que você considerar mais adequado.