ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
HABILIDADE (BNCC)
(EF04MA28) – Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
OBJETIVO
Classificar dispositivos digitais de acordo com suas características, usos e funcionalidades.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Nesta sequência didática vamos pesquisar e classificar dispositivos digitais.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Assista ao vídeo a seguir que mostra como a internet das coisas está transformando diversos dispositivos do nosso dia a dia em digitais. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7-hHJQD4fRY>. Acesso em: 29 de jan. de 2021.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Trabalhando individualmente ou em equipe, elabore uma lista de dispositivos digitais que você conhece. Lembre-se que, além do computador e do celular, diversos dispositivos que usamos no dia a dia são programáveis. Essa é a dica para você identificar os recursos digitais que conhece.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem os recursos tecnológicos presentes no cotidiano.
Alguns itens a serem lembrados: smart TVs, alarmes, câmeras de segurança, videogames, automóveis, semáforos, aquecedores, fornos de micro-ondas, caixas eletrônicos, todo e qualquer dispositivo que use sensor digital ou senha.
Depois que os alunos ou grupos criarem as suas listas, faça uma lista única onde serão registrados todos os itens que eles lembraram.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
São muitos os dispositivos digitais presentes em nossas vidas. Eles incluem algumas tecnologias que o ser humano desenvolveu. Junto com seus colegas e com a ajuda do professor (ou professora), identifique algumas tecnologias presentes nos itens listados na atividade anterior.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
De acordo com a lista dos dispositivos citados pelos alunos, procurem classificá-los de acordo com as tecnologias presentes. Você pode criar uma com sugestões da turma. Vejamos algumas abaixo:
- Possui um monitor ou display digital;
- Possui um teclado;
- Possui uma impressora;
- Tem acesso à internet;
- Possui wi-fi ou outro tipo de comunicação sem fio;
- Pode ser programado para funcionar de maneiras diferentes;
- Possui uma memória.
A classificação pode seguir algum outro critério, se os alunos sugerirem, como, por exemplo, formas de uso, tamanho ou se é mais raro ou mais comum.
A turma pode organizar uma tabela e marcar as colunas referentes a cada item, em relação à lista elaborada na atividade anterior.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Vamos construir um gráfico para verificar qual função é mais comum nos dispositivos digitais que conhecemos.
Siga a orientação do seu professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Registrem o número de dispositivos para cada funcionalidade analisada. Em seguida, a turma deve construir um gráfico para inserir essas informações. Pode ser um infográfico, um gráfico de colunas, de linhas, ou até mesmo um pictograma (que é um tipo de gráfico em que se usam figurinhas para indicar a quantidade em cada item).
Se os alunos já conhecerem as planilhas digitais, também podem usar esse recurso para montar um gráfico de barras ou colunas.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Vamos fotografar o gráfico construído ou salvar a imagem para publicá-la. Siga a orientação do professor (ou professora).
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos sobre a publicação ou o compartilhamento do trabalho realizado.