ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
HABILIDADE (BNCC)
(EF02MA07) – Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
OBJETIVO
Compreender a multiplicação com a ideia de adição, utilizando algoritmos e problemas matemáticos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática propõe-se a analisar e mostrar a utilização da multiplicação a partir da adição, e como isso pode contribuir na aprendizagem dos estudantes a respeito de somas complexas e sucessivas, podendo utilizar recursos de lógica, como o uso de algoritmos para isso.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Para entender como funciona a multiplicação, é necessário ter como base a ideia de que a multiplicação, nada mais é, que uma sequência de adições.
A utilização de multiplicações aditivas para resoluções de problemas matemáticos cotidianos, pode trazer diversas contribuições na sala de aula, principalmente no ensino da matemática. Utilizando multiplicações aditivas em conjunto com algoritmos, pode facilitar a resolução de problemas de adições sucessivas, servindo de base para a ideia de multiplicação.
Nesta atividade, os alunos resolverão problemas matemáticos de multiplicação, usando a ideia de adições repetidas, certificando-se de que os resultados obtidos estejam certos.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Quando começamos a trabalhar com multiplicação entendemos que ela nada mais é do que uma evolução natural da adição. A multiplicação é uma forma facilitada de fazer repetidas somas, de um mesmo elemento.
Para exemplificar, vamos fazer repetidas adições com os algarismos de 1 a 9. Some 10 vezes cada número, e utilize uma folha de papel para anotar os resultados. Utilize como exemplo os cálculos abaixo:
1 + 1 = 2
1 + 1 + 1 = 3
1 + 1 + 1 + 1 = 4
1 + 1 + 1 + 1 + 1 = 5
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Determine um tempo para a resolução da atividade (quinze minutos são suficientes).
Se os alunos não conseguirem encontrar todos os resultados, poderão terminar a atividade em casa. Se considerar pertinente, peça que cada aluno resolva na lousa uma parte da atividade. Ajude-os, caso necessário, para encontrarem soluções ainda não resolvidas.
Solução:
1 + 1 = 2
1 + 1 + 1 = 3
1 + 1 + 1 + 1 = 4
1 + 1 + 1 + 1 + 1 = 5
…
2 + 2 = 4
2 + 2 + 2 = 6
2 + 2 + 2 + 2 = 8
2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 10
…
3 + 3 = 6
3 + 3 + 3 = 9
3 + 3 + 3 + 3 = 12
3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 15
…
4 + 4 = 8
4 + 4 + 4 = 12
4 + 4 + 4 + 4 = 16
4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 20
…
5 + 5 = 10
5 + 5 + 5 = 15
5 + 5 + 5 + 5 = 20
5 + 5 + 5 + 5 + 5 = 25
…
6 + 6 = 12
6 + 6 + 6 = 18
6 + 6 + 6 + 6 = 24
6 + 6 + 6 + 6 + 6 = 30
…
7 + 7 = 14
7 + 7 + 7 = 21
7 + 7 + 7 + 7 = 28
7 + 7 + 7 + 7 + 7 = 35
…
8 + 8 = 16
8 + 8 + 8 = 24
8 + 8 + 8 + 8 = 32
8 + 8 + 8 + 8 + 8 = 40
…
9 + 9 = 18
9 + 9 + 9 = 27
9 + 9 + 9 + 9 = 36
9 + 9 + 9 + 9 + 9 = 45
…
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Abra a calculadora do seu dispositivo e resolva as mesmas contas feitas na atividade anterior. Você irá fazer das duas formas, adicionando repetidas vezes e, anotando o resultado em uma folha de papel.
Depois, você resolverá o cálculo da multiplicação, lembrando que, a cada vez que você adicionar um número na adição, terá que fazer isso na multiplicação.
Qual foi a dificuldade que você encontrou? Entendeu como fazer uma multiplicação e como ela é a sequência natural da adição? Converse com o seu professor (ou professora) e seus colegas sobre essa relação entre multiplicação e adição.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os alunos sobre o uso da calculadora no dispositivo. Se eles não estiverem habituados a utilizá-la, separe-os em duplas para que se ajudem.
Depois dos cálculos feitos, algumas dúvidas poderão surgir:
- Por que a multiplicação consegue fazer a mesma coisa que diversas adições?
- Será que toda adição pode ser facilitada com a utilização da multiplicação?
Promova uma conversa com os alunos, para que o conceito de multiplicação e a relação entre a adição esteja bem fixada entre eles. Mostre quão mais fácil é quando você multiplica um número, ao invés de somá-lo repetidas vezes.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Trabalhando com os conceitos vistos até agora, vamos resolver problemas envolvendo a multiplicação aditiva.
Resolva os problemas a seguir, utilizando a noção de adições repetidas e de multiplicação:
- Qual o número total de ovos em 12 caixas de 4 ovos cada?
- João tem 7 amigos e quer comprar um doce para cada um deles. Cada doce custa R$ 6,00, quanto irá custar a compra?
- Pedro sabe que, para fazer um 1 litro de suco de laranja, é necessário ter 16 laranjas. Ele precisa fazer 5 litros, para uma festa que está organizando. Quantas laranjas Pedro irá precisar?
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Solução:
1) 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 =
4 x 12 = 48
2) 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 = 42
6 x 7 = 42
3) 16 + 16 + 16 + 16 + 16 = 80
16 x 5 = 80
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Todo o trabalho desenvolvido, seja individual ou em equipe, deve ser compartilhado em um espaço adequado. Faça uma mostra em sala de aula e, posteriormente, com toda a comunidade escolar (docentes, discentes, colaboradores, pais ou responsáveis), para que o trabalho realizado não se torne apenas mais um trabalho. Busque formas de divulgação em sua unidade de ensino, seja por meio de mídias sociais ou mesmo apresentando aos colegas de outras turmas.