ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
COMPETÊNCIA (BNCC)
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
HABILIDADE (BNCC)
(EF05MA07) – Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA08) – Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA19) – Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
OBJETIVO
Explorar as unidades de medida Megabyte e Gigabyte por meio das tecnologias digitais.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta sequência didática tem como proposta explorar as unidades de medida que são utilizadas para dimensionar o tamanho dos arquivos no formato de vídeo. Para isso, serão apresentadas algumas curiosidades e propostas de situações-problemas, vinculadas ao uso de tecnologias como uma calculadora simples e outra que faz conversão de medidas de informática.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
De um modo geral, os computadores possuem uma quantidade específica de memória. Sendo assim, quanto mais memória mais espaço de armazenamento disponível para salvar os arquivos de texto, imagem e vídeo. Você já parou para pensar quanto espaço um vídeo pode ocupar da memória do seu computador?
Quando vamos comprar um computador, precisamos fazer algumas pesquisas para encontrar o melhor custo benefício. É de extrema importância verificar as informações técnicas do equipamento, pois isso interfere diretamente no desempenho e funcionalidade da máquina. A falta de conhecimento sobre essas informações, pode causar dificuldade na escolha pelo melhor produto.
E o que são Megabytes e Gigabytes?
Megabytes e Gigabytes são utilizados para medir o tamanho da memória ou capacidade de armazenamento de dados. Desta forma, qualquer dispositivo que faça o armazenamento ou processamento desses dados digitais precisa ter uma especificação como: tamanho ou capacidade de armazenamento e também de processamento. Sendo assim, os Megabytes e Gigabytes são os termos utilizados para representar estas capacidades.
Usualmente, são utilizadas abreviaturas para esses termos que são: MB para Megabyte e GB para Gigabyte. O MB possui 1024 kbytes e o GB possui 1024 MB. Com essas informações, podemos fazer as conversões das medidas estudadas até o momento.
Imagine que um computador possua um HD (espaço de memória) de 512 GB, logo ele possui o dobro da capacidade de um HD de 216 GB. Observe que essas informações podem ajudar na hora da escolha de um equipamento como um computador, smartphone, tablet, entre outros. Você já viu as especificações técnicas de algum equipamento? Tais informações ficam disponíveis nos próprios aparelhos e podem ser consultadas.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para de alunos:
Você sabia que é possível verificar a quantidade de MB ou GB que possui um arquivo salvo em um dispositivo como computadores, smartphones e tablets? Isso mesmo! Vamos explorar os MB e GB de arquivos de vídeo salvos nesses equipamentos, bem como a capacidade de envio pelo WhatsApp. Você já tentou encaminhar um vídeo pelo WhatsApp e não foi possível devido ao tamanho?
Agora vamos resolver algumas atividades para entender melhor como isso funciona.
a) Sabendo que para enviar um vídeo pelo WhatsApp o tamanho máximo deverá ser de 5 MB e você pretende enviar um de 3,44 MB. Será possível encaminhar via WhatsApp? Quanto ainda falta para o seu vídeo atingir os 5 MB?
b) Complete os dados que estão faltando na tabela utilizando a calculadora.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Esta atividade poderá ser feita individualmente ou em pequenos grupos. Escolha a opção que for mais interessante para a turma. Se for em grupo é importante que todos participem de alguma forma, para que pesquisem e registrem o que está sendo solicitado. Explique a atividade disponibilizando o uso da calculadora para os estudantes realizarem os cálculos solicitados.
Na primeira proposta, a ideia é que os estudantes compreendam que existe uma limitação do tamanho do arquivo que pode ser encaminhado via WhatsApp. Além disso, realizar uma conta de subtração, para identificar quanto falta para o arquivo atingir os 5 MB.
Na segunda atividade, os estudantes irão completar as tabelas com as informações que estão faltando sobre as conversões das unidades de MB e GB. Eles poderão utilizar a calculadora para fazer as operações de multiplicação ou divisão.
Gabarito:
Reforce durante a resolução da atividade que 1 GB possui 1024 MB e com essa informação é possível realizar as conversões das unidades. Depois que eles realizarem os cálculos utilizando as calculadoras convencionais, você poderá apresentar a calculadora que faz conversão de medidas de informática.
Acesse a calculadora disponível em: <https://pt.calcuworld.com/calculadoras-informaticas/calculadora-de-megabytes/>. Acesso em: 15 de jan. de 2021.
Disponibilize para os estudantes lápis e papel para o registro das atividades. Se estiverem fazendo em pequenos grupos, auxilie para que as tarefas sejam divididas.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Agora que você já sabe realizar as conversões das unidades de medida de MB e GB, vamos colocar em prática esse conhecimento.
O desafio é resolver uma situação-problema que será apresentada a seguir:
1) Imagine que você encontrou um site que possui alguns jogos para download e decidiu baixar um deles em seu computador. Sabendo que o tamanho ocupado pelo jogo é de 15 GB.
a) Quanto tempo você levará para baixar, sendo que o tempo de download de sua conexão é de 1 MB por segundo.
b) Esse resultado equivale a quantos minutos? E quantas horas aproximadamente?
c) Suponha que você queira salvar esse jogo em um pen drive para levar até a casa de um colega, mas você possui três pen drives de 8 GB cada um. Quantos pen drives precisará para baixar o jogo?
d) Ao invés de utilizar o pen drive, quais outros recursos você conhece para fazer o armazenamento para transportar esse jogo?
Siga as orientações do seu professor (ou professora) sobre como apresentar as suas ideias.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
O desafio é resolver uma situação-problema sobre o armazenamento de dados e o tempo para fazer download de um jogo.
1) Imagine que você encontrou um site que possui alguns jogos para download e decidiu baixar um desses jogos no seu computador. Sabendo que o tamanho ocupado pelo jogo é de 15 GB.
a) Quanto tempo você levará para baixar, sendo que o tempo de download de sua conexão é de 1 MB por segundo.
b) Esse resultado equivale a quantos minutos? E quantas horas aproximadamente?
c) Suponha que você queira salvar esse jogo em um pen drive para levar até a casa de um colega, mas você possui três pen drives de 8 GB cada um. Quantos pen drives precisará para baixar o jogo?
d) Ao invés de utilizar o pen drive, quais outros recursos você conhece para fazer o armazenamento para transportar esse jogo?
Como sabemos, para a conversão de GB em MB fazemos a multiplicação dos GB por 1024. Assim, para resolver o exercício o aluno deverá fazer a multiplicação de 15 GB por 1024 que corresponde a 15 360 MB.
Na sequência, ele precisará utilizar as informações sobre a velocidade do download para calcular o tempo que será gasto para baixar o jogo. Nesse caso, como a velocidade de download é de 1 MB por segundo, o tempo gasto será de 15 360 segundos. Convertendo para minutos temos 256, o que equivale a aproximadamente 4 horas.
Por fim, discuta com os estudantes sobre as formas de armazenamento do jogo como HD, pen drive, CD e até mesmo o armazenamento em nuvem. Reflita sobre a capacidade desses recursos comparando com o tamanho do jogo.
O interessante seria realizar a atividade em grupos pequenos, para que eles possam discutir e criar estratégias colaborativas para resolver os problemas propostos.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Elabore uma situação-problema utilizando os conhecimentos adquiridos hoje sobre MB e GB. Para isso, você poderá fazer uma pesquisa em casa sobre as formas de armazenamento que são utilizadas e a capacidade de cada um deles.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Oriente os estudantes para pesquisarem em casa com a família sobre as formas de armazenamento que são utilizadas como: pen drive, HD, nuvem, CD, smartphone, computador, tablet, videogame, entre outros. Instrua-os a registrarem as capacidades desses recursos em MB e GB. A partir disso, deverão criar uma situação-problema.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Siga a orientação do seu professor (ou professora) sobre como será feita a publicação do seu projeto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os alunos poderão expor os trabalhos aos colegas em forma de apresentação ou vídeo.