ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM
COMPETÊNCIA (BNCC)
- Competência Geral
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Competência Específica
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
HABILIDADE (BNCC)
(EF06MA04) – Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).
OBJETIVO
Conhecer e criar um QR Code utilizando tecnologias digitais e identificar QR Codes no cotidiano por meio de investigação e prática.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Para esta sequência didática vamos explorar as funcionalidades do QR Code. Com isso, entenderemos em quais situações ele pode ser utilizado e como é realizada a criação desse código. Nesse contexto, utilizaremos um recurso disponível na internet para criar uma frase e codificá-la por meio do QR Code.
PONTO DE PARTIDA
Para os alunos:
Você já viu um QR Code? Sabe em quais situações pode ser utilizado e como os QR Codes são criados?
Nesta proposta, veremos que é possível criar um QR Code com algumas informações como: texto, imagem, link, localização, entre outros.
O que é um QR Code?
O QR Code é um tipo de código que pode ser escaneado por alguns aparelhos como o smartphone e o tablet, os quais devem possuir câmera. Esses códigos contêm alguma informação que será apresentada após a sua leitura, tais informações são colocadas nesse formato visando facilitar o acesso, como por exemplo, o link de uma página da internet ou vídeo que prontamente poderá ser acessado.
Os QR Codes estão presentes em diferentes locais e são cada vez mais utilizados, pois a leitura e acesso é algo muito simples e facilita a troca de informações.
O QR Code normalmente possui a aparência como a da figura abaixo:
Alguns aparelhos já estão vindo com a opção de leitura do QR Code na câmera, mas caso o dispositivo não possua essa funcionalidade, existe a opção de baixar no smartphone um aplicativo específico para isso, como por exemplo: leitor de códigos de barras e QR, Scanner de QR/Código de Barras, Leitor de QR Code, entre outros disponíveis para download.
Você pode obter mais informações assistindo ao vídeo sobre QR Code pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=NfRghB9hmns.
Para criar um QR Code, existem algumas opções, uma delas é acessando o link https://www.qrcodefacil.com/.
Por quais razões podemos criar um QR Code?
- Para transmitir uma mensagem de texto;
- Para compartilhar o link de um vídeo ou de uma imagem;
- Para compartilhar uma localização;
- Para compartilhar o link de um jogo.
Você pode escolher essas e outras opções de uso do QR Code, isso dependerá do que está querendo compartilhar usando esse modelo de código. Além disso, ele pode servir como local de acesso, como por exemplo, para acessar o WhatsApp Web, utilizamos a leitura de um QR Code e assim conseguimos ter acesso às mensagens do WhatsApp disponíveis no smartphone e no computador.
PROBLEMATIZAÇÃO
Para os alunos:
Agora que já conhecemos um pouco sobre o QR Code, discutiremos como eles são utilizados e quais informações podem ser compartilhadas, visando facilitar o acesso e oportunizando uma forma rápida de visualizar os dados.
a) Você já viu o QR Code em algum lugar? Qual lugar? Qual informação tinha no código?
b) Observe as imagens e informe o que pode estar sendo compartilhado ou acessado por meio de um QR Code.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
A atividade poderá ser feita individualmente ou em pequenos grupos. Escolha a opção que for mais interessante para a turma. Se for em grupo é importante que todos participem de alguma forma, para que pesquisem e registrem o que está sendo solicitado. Comece a atividade questionando os estudantes sobre o uso do QR Code, pergunte se eles já viram e realizaram a leitura de um desses códigos. Você pode dar alguns exemplos de uso como para pagar contas, em currículos, cartões de visita, livros, para fazer compras, entre outras possibilidades.
Depois, dê um tempo para eles analisarem as imagens e verificarem a funcionalidade do código. Pergunte se o código facilitou o acesso e como seria para acessar a informação sem o uso do QR Code.
Na figura 1, o QR Code serve como link de acesso para abrir o aplicativo do WhatsApp, já na figura 2, temos um tabuleiro onde as informações das casas do jogo estão no formato de código e, para acessá-las, é preciso escaneá-lo. Por fim, na figura 3, o QR Code serve para acessar um link que direciona para um site com informações sobre o próprio QR Code.
Para finalizar, você poderá criar um QR Code de um texto e mostrar aos estudantes como fazer para gerar o código e salvar em forma de imagem no computador.
Para isso, basta acessar o link: <https://www.qrcodefacil.com/> e gerar o código.
Observe:
1) Depois de acessar o link, selecione o tipo de conteúdo para gerar o código. Como será proposto o compartilhamento de uma mensagem, você escolherá a opção Texto, conforme indicado na imagem abaixo:
2) Agora, você pode escrever uma mensagem (a mensagem escrita foi “Meu primeiro QR Code”) que aparecerá após a leitura do QR Code, conforme apresentado na imagem abaixo:
3) Após criar a mensagem, o próximo passo é clicar em Gerar QR Code. Conforme indicado na imagem abaixo:
4) Agora o QR Code já está criado e você precisa fazer o download no computador. Observe a imagem abaixo:
Você poderá escolher qualquer uma das extensões, pois todas são de imagens e fazer o download no computador.
INTERVENÇÃO
Para os alunos:
Chegou a sua vez de criar um QR Code!
Para isso, vamos seguir os seguintes passos:
1) Depois de acessar o link: <https://www.qrcodefacil.com/>, selecione o tipo de conteúdo para gerar o código. Como será proposto o compartilhamento de uma mensagem, você escolherá a opção Texto, conforme indicado na imagem abaixo:
2) Agora você pode escrever uma mensagem (a mensagem escrita foi “Meu primeiro QR Code”) que aparecerá após a leitura do QR Code, conforme apresentado na imagem abaixo:
3) Após criar a mensagem, o próximo passo é clicar em Gerar QR Code. Conforme indicado na imagem abaixo:
4) Agora o QR Code já está criado e você precisa fazer o download no computador. Observe a imagem abaixo:
Você poderá escolher qualquer uma das extensões, pois todas são de imagens e fazer o download no computador.
Siga as orientações do seu professor (ou professora) sobre como apresentar as suas ideias.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Como você já realizou um exemplo com os estudantes, a ideia seria orientá-los para que criem o QR Code sozinhos, explicando as possibilidades e sugerindo que utilizem outras opções como a criação de um código com link de um vídeo do YouTube. Lembre-se de pedir para salvarem o arquivo do QR Code gerado na área de trabalho, para que possam abri-lo e realizar a leitura com o uso de um smartphone.
Fique à vontade para explorar as diferentes funcionalidades da maneira que achar mais propício para o momento, assim, você poderá instigar os estudantes para que testem as possibilidades disponíveis.
O interessante seria realizar a atividade em grupos pequenos, para que eles possam discutir e criar os QR Codes.
CRIAÇÃO/AVALIAÇÃO
Para os alunos:
Escolha um tema atual e elabore um fôlder com o uso do QR Code. Use sua criatividade e pense em alguma informação que pode ser pertinente para compartilhar usando o código. Lembre-se de fazer um texto para colocar no fôlder, contendo os dados sobre o assunto escolhido, o título e também o uso do QR Code. Assim, você possibilitará uma interação do leitor com o material produzido.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Direcione a atividade proposta, explicando o que é fôlder e quais informações podem estar disponíveis. Depois, peça que compartilhem o fôlder e expliquem a informação que foi utilizada para compartilhar no QR Code. Questione se eles consideram relevante o uso do recurso.
COMPARTILHAMENTO
Para os alunos:
Siga a orientação do seu professor (ou professora) sobre como será feita a publicação do seu projeto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR:
Os estudantes podem fazer uma apresentação aos colegas. Uma sugestão é que os fôlders sejam impressos e colados na parede para que os demais colegas possam fazer a leitura do QR Code.